Procon realiza fiscalização e ação de conscientização em alusão ao Dia Internacional do Consumidor

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Nesta quarta-feira (11), fiscais do Serviço de Proteção ao Consumidor em Rondônia (Procon), realizaram uma ação de fiscalização nas lojas do Porto Velho Shopping, marcando a semana do Dia Internacional do Consumidor, que será no próximo domingo (15).

Segundo o novo coordenador Estadual do Procon, Ihgor Rego, advogado que assumiu a autarquia há uma semana, a ação inclui panfletagem e orientação aos consumidores sobre os direitos nas relações de consumo.

“Na verdade tem uma finalidade educativa: primeiro com os consumidores, para desmistificar e sanar eventuais dúvidas que eles tenham sobre as relações de consumo, direitos que às vezes o comércio lhes nega. No dia 15 também completa-se 30 anos do Código de Defesa do Consumidor. O benefício desta ação é, no primeiro momento, harmonizar essas relações muitas vezes tumultuadas”, declarou.

Além da descrição dos serviços prestados pelo Procon ao consumidor, os fiscais acompanharam o cumprimento da legislação, tanto do Código de Defesa, quanto das leis estaduais e federais, no que diz respeito à relação consumerista.

“Estamos analisando vitrines com relação à precificação, formas de pagamento, se há alguma limitação sobre os direitos do consumidor e se está dentro da lei, dando ampla informação ao consumidor. A nossa pretensão é estender essa ação a todo o Estado e comércio em geral”, completou o coordenador.

Ihgor Rego conta que, como assumiu recentemente, está alinhando com a equipe, formas de melhor oferecer os serviços do Procon aos consumidores. “Estamos articulando novas políticas para melhorar o desempenho das atividades do Procon, implementando novas ideias para agilidade no atendimento e maior efetividade nas soluções de conflitos, aumentando a nossa capacidade de realizar conciliações”, revela.

Atualmente média de resolutividade das demandas que chegam ao Procon é de 30%, por meio das audiências de conciliação. “A nossa ideia é aumentar o canal de diálogo com os nossos fornecedores para aumentar a resolutividade. Nós queremos otimizar o serviço para entregar algo que seja harmônico às relações e consumo e adequado à população”.

Fonte: Secom