Prefeitura realiza recadastramento do Cadastro Único/ Programa Bolsa Família

Cadastro_bolsa_familia_800px_01A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas deu início na terça-feira desta semana, 10 de fevereiro, ao recadastramento do Cadastro Único/ Programa Bolsa Família que se estenderá até o dia 27 de dezembro de 2015. De dois em dois anos é obrigatório fazer o recadastramento do Cadastro Único/ Programa Bolsa Família. Portanto, todos os que  foram cadastrados e recadastrados no ano de 2013 devem procurar a Central de Cadastro Único para fazerem o recadastramento – Avenida Presidente Dutra, n° 3240, entre Carlos Gomes e Dom Pedro II, centro de Porto Velho.

Para melhor atender o beneficiário,  este ano o Calendário de recadastramento foi divido por Zonas e Períodos. Em cada período será atendido uma região da Capital. O calendário é o seguinte: Zona Leste – Período: 10 de fevereiro a 30 de maio; Zona Sul – Período: 02 de junho a 31 de setembro; Zona Norte e Central – Período 01 de outubro a 27 de dezembro de 2015.

Os cadastros novos estão sendo feitos durante todo o período do recadastramento: de 10 de fevereiro a 27 de dezembro 2015. Esses atendimentos estão sendo feitos nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e na Central de Cadastro Único. “Em caso de bloqueios  e outras situações que requeiram atendimento urgente, como, por exemplo, suspensões de outros programas sociais, podem procurar a Central de Cadastro Único durante todo o ano. O recadastramento dos distritos terá início na segunda quinzena de março com os plantões em cada localidade, caso os demandatários necessitem também podem procurar a Central de Cadastro Único durante todo o ano”, observou o secretário municipal de Assistência Social , Daniel Vieira.

Cadastro bolsa familia 800px 02    Os trabalhos de recadastramento do Programa Bolsa Família estão sendo realizados na Central de Cadastro Único da Semas situada à Avenida Presidente Dutra, n° 3240, entre Carlos Gomes e Dom Pedro II, centro de Porto Velho. Segundo Gicely Cardoso, Coordenadora do Programa Bolsa Família, estão sendo atendidas 170 pessoas diariamente, que recebem fichas numeradas pela ordem de chegada. “Dentro da nossa programação, com essa quantidade de  atendimento diário o período de recadastramento será suficiente para atender nossa demanda e os novos cadastros”, disse a coordenadora.

Os documentos necessários para se fazer o recadastramento são os seguintes: Do marido e  mulher – Canteira de Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Renda, Comprovante de Residência (Água, Luz e Telefone); Da criança – Certidão de Nascimento e Declaração Escolar.

Cadastro Único / CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa rendas existentes no país, a fim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Famíllia, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Tarifa Social de Energia Elétrica e outros. Além disso, o CadÚnico também é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos.

Portanto o Programa Bolsa Famílias é um dos vários programas sociais do Governo Federal que a partir do Cadastro Único as famílias carentes podem ser beneficiárias. Quem tiver dúvida se sua família pode fazer parte do Cadastro Único, procure a Central de Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social para mais informações.
 

Texto e fotos: Adaides Batista

Facebook Comments