A Prefeitura está combatendo a dengue com ações de prevenção por meio do Levantamento de Índice Rápido, ou Lira, considerado um termômetro para medir o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti nos bairros da capital.

Esse trabalho dá-se por captura de larvas em criadouros colhidas nas residências trabalhadas. Essas larvas são levadas para o laboratório de entomologia do Departamento de Controle de Zoonoses para reconhecimento, se é ou não o Aedes ou outro vetor.

Esses resultados permitem diagnosticar a situação de infestação no bairro, incluindo dados referentes aos principais tipos de recipientes que servem de criadouros como pneus, garrafas pets, caixas d’água e outros, tornando possível redirecionar ou intensificar algumas intervenções e alterar estratégias de controle adotadas para evitar a proliferação.

Com o resultado do Lira é possível monitorar os bairros com maior predominância de surtos. Serão trabalhados todos os bairros da capital e uma porcentagem dos imóveis desses bairros. O objetivo é visitar um terço dos imóveis nos quarteirões sorteados com coleta de larvas e eliminação de focos e criadouros do Aedes.

Outra ação é educar as crianças e informar a população para que possam eliminar criadouros nas residências. O levantamento será realizado até o dia 30 de janeiro na capital.

Fonte: Assessoria

Facebook Comments