Prefeitura entrega 448 apartamentos dos residenciais Porto Madeiro III e IV

A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, entregou na ultima sexta-feira, 18, as unidades habitacionais dos conjuntos residenciais Porto Madeiro III e IV, localizados na zona Leste da cidade. São 448 apartamentos, sendo 304 do Porto Madeiro III e 144 do Porto Madeiro IV. As unidades habitacionais estão localizados na Rua Humaitá com a avenida Amazonas, bairro Socialista. São compostas de dois quartos, sala, cozinha e área de serviço. E são destinados às famílias atingidas pela enchente do rio Madeira e de baixa renda cadastrada nos programas habitação da prefeitura.

O Prefeito Mauro Nazif observou que o trabalho realizado nunca havia sido feito na história do município. “Temos um novo alerta de enchente para o ano que vem, seria dezessete metros e cinquenta e boa parte dessas pessoas que estão sendo atendidas sofreriam com as cheias se nós não estivéssemos trabalhando. Inicialmente tínhamos direito a cinco mil moradias, nos mobilizamos e conseguimos mais dez mil, totalizando quinze mil. No entanto, ainda temos uma necessidade de vinte mil unidades habitacionais. Reconhecemos que sem a ajuda do Governo Federal para dar o ponta pé inicial, não teríamos condições de realizar este grande programa de moradia que realizamos hoje em Porto Velho”, afirma Mauro Nazif.

 A Ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes representou a presidente da República. “O direito a moradia é um dos mais importantes direitos a ser conquistado. O Programa Minha Casa Minha Vida e a parceria com o Município e Estado é uma concretização dos direitos. É uma honra estar aqui representando a presidente Dilma Rousseff e poder ver a concretização deste sonho em que o poder público de forma atriculada garante o direito a casa própria como um direito humano e social”, observa.

 De acordo com o Governador Confúcio Moura, a parceria entre o Estado e município tem beneficiado a população não só na habitação, mas em diversas obras realizadas em Porto Velho. “É motivo de imensa satisfação estar aqui para realizar a entrega, com o Prefeito Mauro Nazif, dessas unidades habitacionais. E de ter a presença da Ministra Nilma representando a parceria que temos com o Governo Federal. É um volume de entregas de residenciais que nunca foi feito na história de Rondônia”, comenta.

 Márcia Luna, secretária municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), conta que entre estes beneficiários 123 foram reconhecidos como atingidos pelo Ministério da Integração Nacional. “E isso dá direito a eles a gratuidade. Essa é uma conquista da Prefeitura. O Prefeito Mauro Nazif foi diversas vezes pessoalmente à Brasília e conseguiu este direito a estas famílias. O cronograma de mudanças começa na semana quem vem”, explica a secretária da Semur.

Leci Oliveira Domingos, perdi tudo o que tinha e hoje ainda luta para conseguir de volta a dignidade. “Morava no Tucumanzal, e quando veio chuvas perdemos a nossa casa e bens. Agora vou ter novo lar. Teremos de volta nossa dignidade”, comenta.

 Deise Macedo Soares dos Reis, disse realizar um sonho. “Estou feliz de receber meu apartamento depois de tantos sofrimentos que eu e minha família passamos por conta das cheias. Agora estou com uma casa próprio, morava próximo a estrada de Ferro Madeira Mamoré”. Disse.

Raimundo Silva do Nascimento, 73 anos morava no Triangulo, um dos bairros atingidos pela enchente de 2013. “Estou me sentindo muito bem porque eu não estava morando na minha casa, estava vivendo em um local alugado. E para mim é uma satisfação de poder ter eu e meu filho um lugar que podemos chamar de lar”, observa alegremente.

Por  Rebeca Barca  | Fotos  Comdecom

Facebook Comments