Prefeitura de Porto Velho inaugura unidade de saúde da Vila do DNIT

A Prefeitura de Porto Velho inaugurou na manhã desta terça-feira, 29, o Posto de Apoio da Saúde da Vila do DNIT, conjunto residencial localizado à margem esquerda do rio Madeira. A solenidade teve a participação do secretário Domingos Sávio, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), servidores da pasta e comunidade local.

Instalada em um imóvel doado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), consórcio que administra a hidrelétrica de Jirau, os atendimentos na unidade ocorrerão duas vezes por semana em dias ainda a serem definidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Aqui estarão disponibilizados à comunidade atendimentos clínicos completos com médico, serviço de laboratório, biomédico, enfermeiro, técnico de enfermagem para atender as consultas que serão marcadas pela agente comunitária de saúde que atenderá a vila”, adiantou o secretário Domingos Sávio.

O secretário também confirmou que a prioridade nos atendimentos será para os casos suspeitos de malária. Essa preocupação é porque foi registrado na vila grande ocorrência da doença, em função do conjunto ter sido construído em uma área de igapó que foi a aterrada para que as casas fossem edificadas.

“A equipe do Departamento de Atenção Básica discutiu com a comunidade qual seria a melhor estratégia a ser adotada aqui. Chegou-se a conclusão que o ideal, neste momento, seria colocar à disposição um agente comunitário de saúde que visitará as famílias para fazer o agendamento das consultas e exames”, lembrou o secretário.

 Os exames de malária serão feitos de segunda a sexta no período da manhã e à tarde. A medida visa evitar a propagação da doença que é mantida sob controle. “Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mas possibilidade de curar o paciente. E esse diagnóstico precoce evita também que outras pessoas sejam infectadas”, disse.

A líder comunitária Maria Geni, que compõe a comissão provisória responsável pela fundação da Associação de Moradores da Vila DNIT, classificou a entrega do equipamento público como sendo uma grande conquista para a comunidade local. “Essa é uma luta que travamos desde quando passamos a morar aqui”, lembrou.


Por Joel Elias | Fotos: Medeiros

Facebook Comments