Posso semur 800px 02    O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, também deu posse ontem.  A nova secretária da pasta de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) é agora Márcia Cristina Luna, engenheira, funcionária de carreira da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) que chegou à presidência dessa estatal. O ato aconteceu na sede da secretaria com a presença de muitos secretários municipais, vereadores e funcionários da Semur.

 

Posso semur 800px 03   Na ocasião, o prefeito elogiou os secretários que antecederam Márcia Luna, especialmente o vereador Edemilson Lemos, que deixou o cargo recentemente, mas ajudou a Prefeitura a avançar na entrega dos conjuntos habitacionais que estão agora possibilitando aos atingidos pela grande enchente do ano passado a obterem seus imóveis. Disse que está próxima a regularização plena de, pelo menos, sete bairros na área urbana e nos distritos de Jaci-Paraná e Nova Califórnia, falou sobre avanços em relação à regularização da Figura A e sobre doze mil unidades habitacionais que ainda estão por ser entregues em Porto Velho.

 

Posso semur 800px 01    Ressaltou também que mais de quinhentas escrituras deverão ser entregues dentro dos próximos dez dias, sendo que no ano passado foram repassados mais de cento e cinquenta registros de imóveis em vários bairros da cidade pelo programa Usucapião e obtidas mais de quinhentas sentenças judiciais favoráveis. Até o final deste ano, segundo Nazif, são esperadas mais de mil e duzentas ações protocoladas e, pelo menos, quinhentas delas já sentenciadas. “Esta é uma secretaria muito complexa, mas também muito estimulante, porque responde a um dos principais anseios sociais que é a garantia de residir em um imóvel próprio. É gratificante poder entregar uma propriedade a uma família. Não há o que pague a um gestor essa satisfação”, afirmou Nazif.

 

A nova secretária agradeceu ao prefeito a confiança e conclamou aos servidores da Semur para um trabalho conjunto e muito aplicado na resolução das demandas. “Eu venho com o objetivo de trazer resultados rápidos para uma população esperançosa por casa própria e por regularização fundiária. O meu nome foi indicado no sentido de buscar resultados céleres para os problemas. O primeiro desafio é saber agora tudo o que está acontecendo para que eu possa ter uma visão geral das ações que necessitam de imediatas resoluções, a fim de que possamos priorizar as coisas certas e começar a trabalhar com rapidez”, disse Márcia Luna.

 

O prefeito expôs ainda sua confiança nos conhecimentos técnicos de Márcia Luna e pediu aos funcionários da Semur que trabalhem em unidade com a nova secretária. Afirmou que a mudança não deve trazer insegurança aos servidores da Semur, pois a nova secretária terá autonomia para desenvolver seus trabalhos, mas que também espera conseguir trabalhar em unidade com todos os que atuam pela pasta.

Por Renato Menghi | Fotos: Frank Nery

Facebook Comments