Prefeito Mauro Nazif inaugura novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Inaugura CapsAd 800px 02 O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), inaugurou o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), localizado na Avenida Guaporé, próximo ao cruzamento com Av. José Vieira Caúla, bairro Agenor de Carvalho. O investimento total da obra foi de 1 milhão trezentos e trinta e sete mil reais. O Centro realiza cerca de 80 atendimentos por dia, entre  homens e mulheres. São 25  profissionais trabalhando no local, como  médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros.

 

Inaugura CapsAd 800px 05Segundo Mauro Nazif, o atendimento é personalizado para casa paciente, o que contribui para a eficácia do tratamento e a melhoria da qualidade de vida da população de Porto Velho. “Esta é uma unidade importantíssima. Temos trabalhado de forma que possamos atender, quanto à saúde, a todos os públicos, inclusive, aqueles que são moradores de ruas e que também são dependentes químicos. Para estes estamos fazendo um trabalho específico”, afirma Mauro.
Inaugura CapsAd 800px 04O senhor Sebastião Pereira de Andrade de 78 anos, é dependente do álcool. Ele conta que esta é a primeira vez que busca atendimento no Caps Ad. “Quero deixar de beber. A primeira vez que tentei sair do vício não consegui. Acredito que desta vez terei sucesso”, disse Sebastião.
De acordo com o secretário municipal deInaugura CapsAd 800px 01 Saúde, Domingos Sávio, com o prédio próprio, a Semusa poderá realizar  um atendimento de qualidade e menor custo. “Nossos profissionais estão preparados para atender. Temos aqui uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, médicos, entre outros. A  Prefeitura quer diminuir o problema do álcool e outras drogas. No entanto, quando recebemos um encaminhamento ou somos procurados, não podemos forçar um dependente a fazer algo, por isso, a reabilitação depende muito da força de vontade dos mesmos e nós da prefeitura estamos aqui para auxiliá- los de forma personalizada”, explica o secretário.
Inaugura CapsAd 800px 06 Para o diretor administrativo da Energia Sustentável do Brasil, José Lúcio Arruda,  é um prazer contribuir com poder público auxiliando no combate as drogas. “Esta é mais uma das compensações que estamos realizando e é uma satisfação entregar esta obra na zona Leste  da cidade”, comenta José Lúcio.
Segundo  Daniel Amaral Lima, chefe da Divisão de Saúde Mental do município, este é o único Caps Ad  de Rondônia e  tem cinco mil pacientes cadastrados. ” O Centro existe há cinco anos.  A recuperação depende da vontade de cada um. Conseguimos Inaugura CapsAd 800px 03realizar o atendimento de  cerca de duas mil e quinhentos pacientes. Primeiro eles passam por um acolhimento e uma triagem para saber o real procedimento a ser realizado com o dependente, depois é feito um planejamento para tender as necessidades. Além disso, aqui temos o programa de Combate ao Tabagismo, o Grupo de Mulheres e o Projeto Começar  de Novo para os regressos do sistema prisional”, finaliza Daniel.

 

 

 

 


Por  Rebeca Barca |  Fotos  Frank Néry

 

Facebook Comments