PREFEITO DE GUAJARÁ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA; GASOLINA ACABA HOJE

Combustível só dá para hoje, quinta-feira
Combustível só dá para hoje, quinta-feira

Várias autoridades dos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim se reuniram na tarde de ontem, 12, e foi decretado Situação de Emergência nos dois municípios.

A equipe do Corpo de Bombeiros informou que várias famílias desalojadas foram retiradas da localidade de Vila Murtinho, e ribeirinhos às margens do rio também já solicitaram ajuda da prefeitura e do Governo do Estado.

Alguns proprietários de postos de combustíveis de Guajará-Mirim informaram que todo o combustível disponível nas bombas terá acabado até no máximo na tarde desta quinta-feira.O prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz disse que no distrito de Nova Dimensão, não há mais combustível. “A carreta carregada com combustível está estacionada nas proximidades do Araras. Se as águas não baixarem, não temos como manter o abastecimento de nossos postos”, disse um proprietário de auto posto.

Vários motoristas, além de abastecerem o veículo, também chegavam aos postos com vasilhames para estocagem de combustível, outra preocupação é a falta de gás e a provável falta de alimentos.

O início do ano letivo previsto para o próximo dia 17, foi cancelado devido ao estado emergencial do município.

Uma Comissão foi formada com servidores que fazem parte da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para conhecer as condições da Linha D que dá acesso a Jaci-Paraná. Esta Comissão conta com servidores de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

A Secretária de Saúde, Alesxandra Tanaka, informou que o grande problema é a questão de atendimento de urgência, tendo em vista que algumas pessoas precisam ser encaminhadas para Porto Velho. Mencionando ainda os pacientes que fazem hemodiálise na capital, onde a viagem não pode ser adiada. Alexsandra ainda destacou sua preocupação com a mão-de-obra no atendimento médico, pois grande parte dos profissionais que atuam no município residem em Porto Velho.

O prefeito de Guajará-Mirim,  Dúlcio Mendes (PT) que decretou estado de emergência, está em Brasília em busca de recursos com a bancada federal.

Confira o Decreto de Situação de Emergência:

DECRETO N.º 8.201.GAB.PREF/14      Guajará-Mirim, (RO), 12  de fevereiro  de 2014

“DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGENCIA NO MUNICIPIO DE GUAJARÁ-MIRIM , ESTADO DE RONDONIA”

 

DÚLCIO DA SILVA MENDES PREFEITO MUNICIPAL DE GUAJARÁ-MIRIM, Estado de Rondônia no uso de suas atribuições e prerrogativas conferidas pelo artigo 62 da Lei Orgânica do Município, e

Considerando que a BR 425 é a única via terrestre de comunicação do Município de Guajará-Mirim (RO) com o restante do Brasil, nesta data  encontra-se  com pontos onde as aguas cobriram   o leito de rolamento, inclusive a Ponte sobre o Rio Araras foi parcialmente destruída ficando intransitável.

Considerando  que a situação causa desabastecimento do Município, em gás de cozinha, combustível, medicamentos e  mantimentos.

Considerando que a Secretaria de Saúde diariamente transita pela BR 425 transportando em ambulâncias pacientes para tratamento em Porto Velho, também o transporte  três vezes por semana dos pacientes  que necessitam da Hemodiálise.

Considerando que a situação poderá agravar com a possibilidade do aumento do nível do Rio  Mamoré,  e ocorrer inundação dos bairros ribeirinhos,  desabrigando uma parte considerável de nossa população.

Considerando a resolução nº 001/COMDEC/14 de 12 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre Situação de Emergência do Município de Guajará-mirim:

Considerando a deliberação do Conselho Municipal de Defesa Civil de Guajará-Mirim, que aprovou a situação de Emergência do Município, assim, baixa o seguinte.

                                                           D E C R E T O

 

                        Art. 1 –  Fica decretado SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA no Município de Guajará-Mirim, Estado de Rondônia.

            Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições contrárias – Publique-se.

Palácio Pérola do Mamoré, 12 de fevereiro de 2014.

 

DÚLCIO DA SILVA MENDES

Prefeito Municipal

Com informações de O Mamoré

Facebook Comments