Posso fazer especialização em qualquer área?

Dar o próximo passo na carreira e fazer uma pós-graduação é o sonho de muitos brasileiros. Porém, pode acontecer de no meio do caminho profissional, o interesse de área e até mesmo de profissão mudar. Então uma pergunta muito comum surge: “Posso fazer especialização em uma área diferente da minha graduação?”

Pode não parecer, mas em grande parte dos casos, como na pós-graduação EAD, a exigência mais importante é apenas a comprovação de que a pessoa realizou uma graduação. Em outros, já não é bem assim, como na Engenharia e no Direito, em que são necessárias certificações específicas para atuar.

Por isso, continue pesquisando, entenda quais as exigências para a sua área pretendida e não pare de estudar! Leve em conta também que os cursos e instituições precisam ser reconhecidos pelo MEC.

Por que fazer pós-graduação na área

É possível começar a se planejar e decidir por uma especialização ao final da faculdade. No caso de Psicologia, por exemplo, existem vertentes e áreas de atuação que buscam por profissionais capacitados através desse tipo de curso. Ou até mesmo durante o desenvolvimento da carreira, o profissional percebe a necessidade de se atualizar e garantir a melhor prestação de serviço.

Por isso que pode ser natural para muitos formando procurar uma pós-graduação na sua área. Continuando no exemplo, o profissional pode escolher cursar Psicologia Corporal e melhorar ainda mais seus atendimentos.

Também é preciso entender que para algumas profissões, as especializações só estão disponíveis para aqueles devidamente certificados. Como é o caso da pós-graduação em Direito, já que não faria sentido querer cursar Direito Tributário se não tem o registro na OAB para poder atuar. Acontece também com quem busca a docência, porque a licenciatura e pós-graduação stricto sensu podem ser essenciais para a vaga, atente-se!

Mas e se a vida profissional levou para caminhos diferentes da graduação?

É possível fazer pós-graduação em diferentes áreas!

Não é raro conseguir uma colocação ou até mesmo encontrar sua vocação em áreas distintas da graduação. Os profissionais podem e devem fazer pós-graduação em educação ou em outras áreas para se qualificar, conseguir melhores oportunidades e estarem atualizados.

As especializações, cursos de capacitação e MBA podem contemplar todos aqueles que buscam mudar ou evoluir em sua nova área, sem ter que dispender anos de estudos, estágio e todo aquele processo da graduação. É ideal para quem busca conteúdos direto ao ponto e geralmente em até um ano recebem o certificado.

As possibilidades acabam parecendo quase infinitas, por isso o mais importante é definir quais são os seus objetivos a médio prazo e qual especialização pode colaborar para alcançá-los. Para se inspirar, descubra aqui os cursos de pós-graduação EAD mais procurados!

Gostou das nossas dicas? Você pode continuar descobrindo mais sobre cursos e educação e também compartilhar esse conteúdo com todos os amigos que podem se interessar!

Facebook Comments