Possível alinhamento do PT com o governo bolsonarista de Rondônia gera discussões

0
200
Em 16 de novembro, a deputada esteve com o governador e elogiou suas ações

Por Roberto Kuppê

Ji-Paraná (RO)- Caiu como uma bomba no meio político um possível alinhamento oficial do PT de Rondônia com o governo do coronel Marcos Rocha (União Brasil), cujas  pautas seguem as orientações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), principalmente nas questões ambientais.

A executiva estadual do PT se reuniu no último sábado, para decidir se o partido caminharia ladeado ao governo Marcos Rocha, conforme convocação aos membros filiados. Após muitas discussões, a decisão foi adiada para março do ano que vem, depois que o presidente do diretório municipal de Porto Velho, Israel Trindade, apresentou proposta para que nada fosse decidido naquele sábado.

A reunião em Ji-Paraná teve caráter interno, não foi gravada e nada foi divulgado para a imprensa sobre o assunto, mas vazaram informações de que não há consenso entre maioria dos petistas. Inclusive foram observados acirramento de ânimos, discussões mais acaloradas.

Pelas redes sociais, muitos defendem o alinhamento com o governo de Rondônia. A única deputada estadual do partido, Cláudia de Jesus, favorável à pauta, tem trabalhado com o governo na liberação de verbas para o município de Ji-Paraná, sua base eleitoral.

No dia 16 de novembro a deputada manteve reunião no gabinete do governador “onde foram tratados vários assuntos, como a necessidade de investimentos em políticas públicas para a saúde, agricultura familiar e valorização dos servidores públicos”.

Segundo a assessoria da deputada, “ela conversou com o governador sobre a necessidade de aplicar recursos públicos na região central do estado para que a população tenha acesso a consultas, exames e cirurgias de qualidade. Cláudia de Jesus falou da importância de construir uma Policlínica e um Hospital Regional em Ji-Paraná, evitando que os pacientes se desloquem até a capital, sem condições financeiras”.

Para alguns petistas contrários ao alinhamento, uma coisa é uma deputada reivindicar recursos para obras, outra coisa é rezar a cartilha do bolsonarismo ao ponto de ter que fazer “arminha”.

O governador Marcos Rocha é um bolsonarista raiz, fazendo questão de conversar com o ex-presidente e seguir suas orientações políticas. O alinhamento de Rocha com Bolsonaro se evidencia nas questões ambientais. O governador é a favor do garimpo no leito do rio Madeira, revogou áreas de proteção ambiental, além de não fazer nada para combater o desmatamento no estado.

Até o fechamento desta matéria, nenhum dirigente do partido entrou em contato.

Foto: assessoria de imprensa da ALE-RO

Contato: [email protected]