PORTOAGRO – Na abertura da feira, Hildon Chaves reitera a importância do agronegócio para a capital

0
190
O prefeito afirmou que Porto Velho tem todas as condições de se transformar numa potência do agronegócio


Na manhã desta quinta-feira, 30, o prefeito Hildon Chaves realizou a abertura oficial da 3ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis em Porto Velho (Portoagro), com a presença do governador Daniel Pereira, de produtores rurais, empresários de diversos setores, representantes do poder público municipal e estadual, bem como de lideranças do Peru e Bolívia. O evento ocorre até o próximo sábado,1º, no km 5,5 da BR-364, sentido Cuiabá (ao lado da Embrapa), com abertura dos portões às 8 horas e fechamento às 20 horas.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito voltou a ressaltar que o agronegócio é a saída para o desenvolvimento econômico da capital.Segundo ele, não adianta querer atrair indústrias de grande porte, “pois a nossa vocação é o agronegócio e sua industrialização,formando, assim, uma cadeia. O homem do campo produz e o poder público apoia, mas se não puder cooperar, também não deve atrapalhar a iniciativa privada”.

Hildon Chaves afirmou ainda que Porto Velho tem todas as condições de se transformar numa potência do agronegócio. É por esse motivo que estamos aqui, para discutimos tecnologia, novas formas de cultivo e manejo da terra, além de apresentar esses avanços tecnológicos aos grandes agricultores e também aos pequenos, através da agricultura familiar”.

O governador Daniel Pereira destacou que eventos dessa natureza, voltados ao agronegócio ocorrem em diversas regiões do estado. “Não estamos fazendo discurso sobre os problemas existentes nessa área, mas apresentando as soluções”, disse.

Na ocasião, ele anunciou que, a partir desta quinta-feira, 30, não será mais preciso “pegar fila” para que o produtor retire a Guia do Transporte Animal (GTA) na Idaron. O novo sistema eletrônico foi executado em 120 dias pelo Estado e pela Junta Comercial. Essa era uma demanda antiga para facilitar o processo de liberação, para que as agroindústrias que hoje são pequenas possam crescer”.

Apoio na idealização

Para o subsecretário municipal da Agricultura e Abastecimento (Semagric), Francisco Evaldo de Lima, lembrou que desde a primeira reunião recebeu o apoio do prefeito Hildon Chaves para a realização da feira. Inicialmente, quando lançamos o projeto, ninguém acreditava, mas estamos realizando uma das maiores feiras de Porto Velho”, destacou. Evaldo frisou o apoio de mais de 50 parceiros para que a Portoagro pudesse acontecer.

Programação

Nesta quinta-feira, 30, ocorreram três palestras – “Atualidades e Perspectivas sobre o Agronegócio Rondoniense”, “Controle eErradicação da Brucelose e Tuberculose em Rondônia”, “Agrotóxicos na Defesa Sanitária de Vegetal” e “Sanidade Aquícola”.

Amanhã, 31, também terá palestra sobre “Fraude em Alimentos ( E. B.), “Rotulagem em Alimentos e sua Importância ao Consumidor (SIM), “Planos e Autocontrole”. Já no sábado, 1º, terá a integração das ciências agrárias com acadêmicos dos cursos de graduação em Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Técnico Agropecuário.

A programação inclui ainda visitas guiadas, das 9h às 11h30min, das 12h30min às 16h30min, com saída do transporte a cada 30min. No Circuito Tecnológico há diversas palestras em várias tendas com duração de 30min cada uma. (Confira a programação completa AQUI.

Comdecom

Facebook Comments