Porto Velho ultrapassa a marca de 600 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19

Porto Velho ultrapassou a marca de 600 mil doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas na população. O avanço na imunização é fruto das novas estratégias da Prefeitura que busca frear a proliferação do vírus.

Desde o início da campanha, um trabalho contínuo vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promovendo ações estratégicas que contribuem com a diminuição de casos da doença.

Entre os exemplos, estão as 11 edições do drive-thru de vacinação, ocorridas no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura, em horário diferenciado. As ações garantiram celeridade no processo de imunização da população.

VACINA NOS BAIRROS

A Prefeitura de Porto Velho não mediu esforços para levar a vacina aos porto-velhenses em áreas periféricas da cidade. Por essa razão, além dos pontos fixos de vacinação, as equipes de vacinadores passaram a atuar nos bairros em diferentes zonas da cidade, atendendo a necessidade de muitos moradores.

Outra ação paralela foi o atendimento específico às pessoas acamadas, onde a equipe Departamento de Imunização da Saúde (Semusa) conta com a atuação de equipe multidisciplinar, que faz o serviço de atendimento domiciliar. O esforço desse trabalho já conta com mais de 800 pessoas vacinadas.

VACINA NOS DISTRITOS

Os moradores dos distritos do município de Porto Velho, também têm sido assistidos com a aplicação dos imunizantes. As equipes de vacinadores se deslocam às localidades, aos fins de semana, para atender às comunidades. Um trabalho intenso convertido em gratidão e esperança.

SAÚDE ITINERANTE

Para seguir com o avanço na imunização, a gestão municipal inovou em suas ações no combate à covid-19 e atuou com a “Saúde Itinerante”, em parceria com a Defensoria Pública do Estado. O trailer, cedido pelo órgão, chegou a diversas associações entre elas: Associação de Amigos do Autista (Ama), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa Família Rosetta e Associação Pestalozzi.

CENÁRIO ATUAL

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse para a Fase Verde, que é a 4ª e última etapa do Plano Municipal de Enfrentamento à covid-19.

“Apesar desse avanço, faço um apelo especial àquelas 70 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina. As vacinas são seguras, estão derrubando diariamente as novas infecções e as mortes em Porto Velho. Vencemos mais uma batalha, mas a guerra ainda não está vencida. Por isso, não deixe de se vacinar, principalmente nossos idosos e o público em geral, em situação de risco”, reforçou Hildon Chaves.

Apesar dos resultados satisfatórios, a Prefeitura de Porto Velho enfatiza a importância de a população manter os protocolos de saúde, com o uso de máscara facial e utilização de álcool em gel, além de garantir a aplicação da segunda dose, para o fechamento do ciclo vacinal

Os porto-velhenses também precisam estar atentos ao cronograma da dose de reforço da vacina. Nesta sexta-feira (29), Porto Velho conta com 19 unidades de saúde, das 8h às 17h, para vacinação contra a covid-19.

Os dados da imunização podem ser conferidos no Vacinômetro.

DOSES APLICADAS (até 29/10)
Pessoas vacinadas com a 1ª dose: 350.093
Pessoas vacinadas com a 2ª dose: 227.853
Pessoas vacinadas com dose única: 9.427
Pessoas vacinadas com dose de reforço: 12.613
Pessoas vacinadas com dose adicional (imunossuprimidos): 1.006
Total: 600.992

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Facebook Comments