Porto Velho recebe selo dos Correios divulgando o município como importante produtor de pimentas

0
741

Porto Velho recebeu da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos o Selo Variedade de Pimentas. O lançamento aconteceu na manhã de domingo (18), no Mercado Central, com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Geraldo Afonso, e o representante dos Correios do Brasil, Gustavo Melo, superintendente regional.

 O objetivo do selo é divulgar esse tipo de produção. Para a outorga houve um estudo por parte de uma comissão, constituída por diversos órgãos, como Ministério das Comunicações, Federação Brasileira de Selos, Casa da Moeda do Brasil, entre outras, que avaliou as cidades produtoras de espécies de pimentas. Na Região Norte também Belém recebeu o selo. Os estudos da comissão revelaram Porto Velho como um dos locais com interessante variedade e produção de pimentas, principalmente a malagueta e a murupi.

O evento contou também com um café da manhã oferecido pelos permissionários do Mercado Central. Houve degustação de produtos regionais, tais como frutas, cuscuz, mingaus e tapiocas, além de sanduíches, camarões fritos e outros. Também aconteceram os lançamentos da cocada com pimenta e do suco de tamarindo com essência de pimenta, receitas exclusivas de alguns permissionários.

Segundo explicou Regiane Alves, coordenadora de Espaço Público/Semdestur, o evento aconteceu de forma simultânea aos lançamentos do selo para as outras regiões contempladas, nos estados do Pará, Alagoas, Espírito Santo e Goiás. “A escolha do Mercado Central para sediar o evento foi devido à importância do espaço para a comercialização do produto e por ser um local de grande fluxo de turismo. Porto Velho passa agora a ser visto como um município importante na produção desse produto e passa a se tornar mais conhecido no roteiro de locais com interessantes iguarias típicas”, informou.

Por Renato Menghi | Fotos: Semdestur