trio2Na 7ª pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Phoenix para a sucessão majoritária de Porto Velho em 2016, o deputado estadual Leo Moraes (PTB) aparece na liderança com 25,6% das intenções de voto, seguido de Mauro Nazif (PSB) com 17,8% e Roberto Sobrinho (PT) com 13,9%.

A pesquisa foi realizada com 815 eleitores da capital e vale a pena conferir quais as regiões e bairros onde os pré-candidatos possuem maior ou menor preferência. Para isso, o Instituto detalhou os números dividindo a pesquisa em oito regiões: Norte, Central, Centro-Leste, Leste, Sul, Distritos, periferia e aleatória.

Leo Moraes levou vantagem nas regiões Central, Norte, Sul, distritos, periferia e na pesquisa aleatória. Perdeu para Mauro Nazif nas regiões Leste e Centro Leste. Essas aferições são do tipo estimuladas, onde a pesquisa já pré-determina os nomes que deverão ser escolhidos pelos entrevistados.

Em todas as regiões pesquisadas, o ex-prefeito Roberto Sobrinho apareceu na terceira colocação e Williames Pimentel (PMDB), em quarto lugar. Sem o voto dos indecisos, teríamos o IVD – Índice de Votos Definidos. Nesse caso, Leo Moraes teria 30% das intenções de voto contra 20,1% de Mauro Nazif e 16,3% de Roberto Sobrinho.
Dados da pesquisa:

PESQUISA REALIZADA ENTRE OS DIAS 06 A 09/08/2016, NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RO.
UNIVERSO: Eleitores inscritos.
OBJETIVO: Avaliação do quadro político do Município.
ABRANGÊNCIA: 36 Bairros e setores e um distrito sorteados entre as determinadas regiões
AMOSTRAGEM: Quantitativa Estratificada
MÉTODO DE COLETA : Misto por de múltipla escolha (enquadramento das amostras).
AMOSTRA: selecionada (815) entrevistas.
MARGEM DE ERRO: + OU – 2,83%
CONTRATANTE: Jornal Tudo Rondônia
ESTATÍSTICO RESPONSÁVEL: Augusto da Silva Rocha
CONRE1: nº 7655-A
REGISTRO DO TRE: RO-08354/2016

Fontes: Jornal Tudo Rondônia
Rondoniaovivo

Facebook Comments