Porto Velho amanhece neste domingo coberta por uma extensa fumaça

0
92
Foto de Porto Velho, na manhã deste domingo. Crédito: Solange Gurgacz

Pode ser uma imagem de neblina, horizonte e crepúsculoPORTO VELHO-  No primeiro dia de setembro, uma densa e extensa cortina de fumaça cobre a capital de Rondônia que já vem sofrendo o problema há mais de dois meses.

Nos últimos dias a seca extrema e o aumento expressivo das queimadas têm provocado impactos à saúde, mas também mudam a rotina de várias cidades brasileiras. (Foto Solange Gurgacz).

Continua após a publicidade:

O desfile cívico-militar de 7 de setembro foi cancelado em Porto Velho. A decisão do governo levou em consideração os riscos à saúde por causa da grande quantidade de fumaça que encobre o estado nas últimas semanas.

Além disso, a falta de visibilidade afetou mais de 20 voos na capital. Já são seis dias consecutivos com cancelamento no aeroporto de Porto Velho por causa da fumaça.

Pode ser uma imagem de mapa e texto que diz "Mitu 28° Iquitos 29° Leticia 32" 32 Tefé 30" Manaus 31° Santaróm ém Puc Pucallpa llpa 33° < Por Velho 34" Novo Progresso NovoProgresso ess0 31" Coblja 33° BRASIL Cusco 15° Vilhena 33" Sinop 33 Trinidad 33 El Alto 11" Mollendo 15° B BOLI Cuiaba 37" Sucre 21° Iquique 14° Campo Grank 30°"Uma mancha de fogo com mais 500 quilômetros de extensão e mais de 400 quilômetros de largura tem avançado sobre a Amazônia, conforme captado pelo satélite europeu Copernicus. Na quinta-feira (29), o fenômeno cobria os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas do Peru, Bolívia e parte do Paraguai.

Segundo dados do programada BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia registrou mais de 61 mil focos de queimadas de 1º janeiro até sexta (30), enquanto o Pantanal contabilizou quase 9 mil focos. Os dois biomas estão no território que está sendo afetado pela mancha de fogo.

Por Mais RO com informações da Agência Brasil.