PORTO VELHO 100 ANOS: NADA A COMEMORAR, PREFEITO MAURO NAZIF?

EDITORIAL

Selo 100 anos pvh - ESCOLHIDOFaltam apenas quatro meses 12 dias para o município de Porto Velho completar um século, ou seja, 100 anos! Não se faz 100 anos todos os dias. Porto Velho foi criado no dia 02 de outubro de 1914. Nestes 100 anos tem muita história para contar. Muitas histórias. Mas, o que nossos representantes estão fazendo neste momento para comemorar a data? Existe um calendário de eventos alusivos à data? Já contrataram artistas (locais) para apresentar Porto Velho em canto, verso e prosa? Já estão mobilizando os estudantes da rede municipal para o evento? Existe algum concurso de redação para colocar a cabeça dos estudantes a pesquisar nossa história? Não estou vendo nada disso acontecendo. Buscando no Google alguma coisa sobre os 100 anos, achei apenas uma iniciativa do Estado de Rondônia, que lançou em janeiro o selo alusivo ao centenário da Capital. Salvo engano, apenas isso.

PortoVELHOvarias(3)

O Governo do Estado de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Turismo divulgou em janeiro de 2014 o selo em homenagem aos 100 Anos de Porto Velho a ser celebrado no dia 2 de outubro deste ano. A escolha do novo selo aconteceu numa consulta pelo Facebook que registrou 7.481 visualizações, alcançando a primeira posição com a margem de 58,14% da preferência dos votantes. Além do selo, outras ações do Governo da Cooperação por meio da Setur celebram os 100 Anos da capital rondoniense, que tem como um dos principais cartões postais a lendária Estrada de Ferro Madeira – Mamoré que também está em ritmo de centenário.

Para marcar esse ano festivo para a história, cultura e turismo de Porto Velho, foram lançados o Calendário 2014, o adesivo para carros EU AMO RO, o folder Rio da Dúvida (alusivo aos 100 anos da Expedição Rondon-Roosevelt) e anova panfletaria, cujas peças constituem – se num justo presente para a cidade aniversariante. Lembrando que esta iniciativa é do governo do Estado e não da prefeitura de Porto Velho.

Roberto Kuppê

Facebook Comments