Porto FGV investe na qualificação de professores por meio de convênio com a Universidade de Taubaté

0
955

Investir na qualificação de professores é investir também na capacitação dos alunos de uma instituição de ensino. Pensando nisso, a Faculdade Porto FGV assinou um convênio de Cooperação Pedagógico Técnico-Científico com a Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo, para facilitar a entrada de professores rondonienses no Mestrado Acadêmico de Planejamento e Desenvolvimento Regional da instituição paulista.

 

A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação e Capacitação de Professores da Porto FGV, que procura viabilizar o crescimento dos educadores por meio de cursos. De acordo com a diretora acadêmica da Faculdade Porto FGV, Chirlany Carvalho, a qualificação destes profissionais reflete diretamente em sala de aula. “Além de professores, nossos educadores são profissionais atuantes no mercado. Com o desempenho resultante do mestrado eles não só aplicam os conhecimentos no cenário local, como também na formação dos nossos alunos, que são os futuros profissionais”, ressalta.

 

Ricardo Bruno é professor tanto nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA da Porto FGV, e está cursando o mestrado da Unitau. Segundo ele, o curso apresenta uma nova realidade do mercado local. “O mestrado em Desenvolvimento regional agrega um valor significativo a todos os funcionários e professores que estão participando, porque traz uma visão muito ampla do que de fato é desenvolvimento nos vieses econômico, ambiental e social. A gente consegue enxergar uma perspectiva para a nossa sociedade portovelhense de um ângulo muito mais amplo e pode agregar uma visão mais estratégica para os alunos”, aponta.

 

A professora Carla Janaína, da Porto FGV, também está cursando o mestrado em Desenvolvimento Regional. Ela conta que, além de um sonho realizado, a experiência é importante e enriquecedora, pois influencia positivamente as aulas. “Isso se reflete imediatamente no nosso desempenho em sala de aula e no desempenho geral da faculdade. Não só na sala de aula pela melhoria da qualidade da aula, mas pelo fato de que lá nos tornamos pesquisadores”, destaca.

 

A Porto sempre oportuniza o crescimento do seu corpo docente e coordenações, e o mestrado da Unitau é apenas uma das iniciativas desse tipo. A faculdade também oferece capacitações através da Semana Pedagógica, cursos online e presenciais em outros estados em instituições conveniadas, como a Fundação Getulio Vargas.