Polícia Civil já recebeu mais de 700 denúncias anônimas pelo 197




A Polícia Civil do estado de Rondônia recebeu, de janeiro a abril de 2019, mais de 700 denúncias por meio da ferramenta de comunicação disponibilizada ao público o “Disque Denúncia 197″ que possibilita que o cidadão realize denúncia sobre quaisquer prática criminosa de forma anônima e sigilosa. É importante ressaltar que 100% das denúncias são apuradas pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Rondônia, Samir Fouad, a ferramenta de comunicação tem fortalecido a relação de confiança entre a instituição e a população. “Isso se deve, ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pela Polícia Civil na sociedade, a exemplo, da resolução dos crimes, do atendimento ao público, da qualificação dos profissionais, entre outros fatores que colaboram diretamente com o combate à criminalidade”, disse Samir.

Na oportunidade, o Delegado da Polícia Civil chama a atenção de como o cidadão deve proceder no momento em que for realizar a denúncia. São necessárias informações mínimas para instruirmos a denúncia e realizarmos a averiguação, por exemplo, o primeiro nome ou apelido da pessoa envolvida em alguma atividade ilícita, assim como, o endereço onde este possa ser localizado. “Pontos de referências próximos a residência do suspeito, cor da casa, características físicas do suposto criminoso, veículo utilizado, são informações muito bem vindas durante a realização da denúncia, entre outras”, afirma o Delegado.

190 e 197

É importante revelar também a diferença entre o atendimento do 190 e o do 197. A Polícia Militar por meio do 190, tem o papel de realizar o trabalho ostensivo, neste caso, estão sempre prontos para promover o atendimento de qualquer demanda em flagrante delito, dentro de sua área previamente definida. Já a Polícia Civil, recebe a denúncia por meio do 197 e faz o encaminhamento destas para suas respectivas Delegacias de Área ou Especializadas para o trabalho de investigação, seguindo sua atribuição Constitucional – a investigação de crimes, previstas no (Art. 144, §4º da CF/88). Neste caso, é necessário destacar que o 197 não possui guarnições específicas para pronto emprego.

A instituição de segurança pública aproveita a oportunidade para solicitar o apoio da imprensa na promoção do seu papel social disponibilizando espaço diário para publicação do Disque Denúncia 197 em todos os segmentos de comunicação, seja de mídia digital ou física.

A Polícia Civil do estado de Rondônia disponibiliza, além do número 197, o WhatsApp 98418-7820 também para denúncias sobre prática de crimes de qualquer natureza.

O que é o Disque Denúncia 197?

É um serviço de utilidade pública da Polícia Civil do Estado de Rondônia voltado ao registro de denúncias anônimas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Para quê serve?

Atender ao cidadão que deseja denunciar a prática de algum crime ocorrido ou não, “boca de fumo”, ou ainda sobre foragido da Justiça, em qualquer lugar do Estado, de forma anônima e sigilosa.

Como funciona?

Por meio de ligação, e-mail: [email protected] ou WhatsApp, o cidadão relata dados sobre o crime, características físicas e possível localização do acusado, não sendo necessário identificar-se. A informação é registrada e encaminhada à Delegacia competente para averiguação.

Fonte: PC-RO

Facebook Comments