Pneus descartados pela população podem ser destinados a galpão da Prefeitura

A Prefeitura de Porto Velho, mediante o princípio da logística reversa instituído na Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base na Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, através da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e a empresa Vital Garcia fazem a gestão compartilhada do galpão onde são depositados pneus inservíveis.

O galpão que desde 2013 funcionava na Estrada dos Japoneses agora está localizado na Rua do Livramento, s/nº, bairro Três Marias, zona Leste da cidade (ao lado do número 1505). Toda sociedade de Porto Velho poderá encaminhar pneus descartados para o local, desde que estejam limpos e sem água acumulada.

Conforme o secretário Edjales Benício de Brito (Sema), tal medida foi tomada com objetivo de facilitar o transporte e o recebimento do material pelas recicladoras cadastradas na ANIP. Por sua vez, estas realizam o frete para as empresas que recebem pneus de todos os estados do Brasil para fazer a reciclagem.

As recicladoras envolvidas produzem matéria-prima a partir do tratamento dos pneus para diversos fins reutilizáveis, inclusive a fabricação de asfalto. Com isso, promovem a qualidade ambiental, já que desde 2013, cerca de 26 mil pneus ao ano deixam de ser queimados e jogados nos igarapés em Porto Velho, por intermédio da parceria da prefeitura com a ANIP e a Vital Garcia. “Esperamos a colaboração de toda sociedade, pois além de evitarmos a poluição do meio ambiente, também impedimos a proliferação do mosquito transmissor da dengue por meio de águas acumuladas em pneus que são descartados de qualquer forma, além de outras doenças”, disse Brito.

O secretário acrescentou que o atendimento no novo galpão vem sendo realizado desde o último dia 11 deste mês, das 7h30min as 11h30min e das 13h30min as 17 horas de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 7h30min as 11h30min. Telefones para contato: (69) 3901-1335 (Sema); (69) 9300-5365 e 9910-3377 (galpão).

Por Augusto José e Ascom Sema | Fotos  Frank Nery

Facebook Comments