Joana Neuding, responsável pela Vinho Seleto, é personal sommelière e leva para dentro das casas os serviços especiais do universo do vinho

Organizar uma adega ou preparar um jantar harmonizado para amigos não são tarefas simples. Para ajudar os apaixonados pelo universo do vinho, a personal sommelière Joana Neuding, responsável pela Vinho Seleto – empresa familiar especializada em vinhos, iguarias e gastronomia – vai até a casa dos clientes que precisam de um suporte, tanto para organização de vinhos como para montar o cardápio de um jantar especial.

“Muitas vezes, os apreciadores de vinhos querem estender a experiência que têm locais que disponibilizam um profissional para guiar a degustação de vinhos, como hotéis e restaurantes, em casa ou no seu próprio evento. Precisam de alguém que os auxilie a tornar essa experiência ainda mais especial. Como personal sommelière, costumo organizar adegas que estão começando do zero ou adegas que já existem, mas que estão bagunçadas. Organizo por países, regiões, tipos e safras, dou dicas de cardápios que podem combinar com determinado rótulo, de quando é melhor degustá-lo, qual a maneira correta de armazená-lo, etc.”, afirma Joana.

Segundo a personal sommelière, por exemplo, as garrafas devem ser armazenadas na horizontal para que o vinho fique em contato com a rolha e a mantenha úmida para que o líquido não entre em contato com oxigênio e o vinho não se transforme em vinagre. Os rótulos dos vinhos de guarda devem ser dispostos para cima, para que os depósitos naturais fiquem mais visíveis no lado oposto ao dele, ou seja, na parte de baixo da garrafa.

Entre os serviços oferecidos pela personal sommelière Joana Neuding, estão:

• Aproveitar melhor o espaço físico da adega existente, desde que seja fresco, com pouca iluminação. Pode ser um armário, um quarto com sistema de ar refrigerado, ou um porão mais fresco;

• Organizar os nichos por países, regiões, categorias, safras e dentro deles por tintos e brancos. Os mais velhos ficam colocados nas estantes mais baixas (é mais frio) conserva melhor;

• Indicar fornecedores e dimensões de adegas climatizadas;

• Desenvolver projeto e acompanhar execução de adegas;

• Catalogar os vinhos numa uma planilha para que você tenha o controle do seu estoque e saber quando deve consumir os vinhos;

• Etiquetar os vinhos;

• Orientar no serviço do vinho (temperatura certa, harmonização com a comida);

• Orientar na compra dos vinhos com fornecedores de confiança.

Além de preparar a adega, Joana também prepara jantares harmonizados na casa dos clientes. “Quando preparo um jantar harmonizados para um cleinte penso nos vinhos que irão combinar com cada prato e alguns clientes pedem para que eu fale um pouco sobre a harmonização u historia de cada vinho servido”, finaliza Neuding.

Os interessados em organizar as adegas ou preparar um jantar especial para a família ou amigos, devem entrar em contato através do email: joana@vinhoseleto.com.br ou do tel:11 999343348

Sobre Joana Neuding

Para Joana Carvalho Neuding, vinho, comida e cultura sempre andaram juntos. Sommelière e, hoje, diretora da Vinho Seleto,Joana graduou-se em hotelaria no SENAC-SP, achando que conheceria o mundo fazendo estágios, mas acabou se encantando pela área de alimentos e bebidas. Especializou-se em vinhos pelas instituições: Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Ciclo das Vinhas e Wine & Spirit Education Trust WSET.

Sobre a Vinho Seleto

A Vinho Seleto é uma empresa familiar especializada em vinhos, iguarias e cultura — que coloca ênfase sobre os pontos de contato entre esses três universos, contribuindo para enriquecer a experiência dos apreciadores. Fundada no ano de 1990, foi a primeira a trazer vinhos do alentejo para o Brasil. Sua missão é democratizar a bebida no país, distribuindo os melhores produtos (rótulos e comidas) e disseminando a cultura e o conhecimento sobre vinho entre os brasileiros.

Entre os serviços da Vinho Seleto, estão:

O Degusta (http://www.vinhoseleto.com.br/paginas/46/assinatura-degusta) – Assinatura de kits que trazem, a cada mês, um rótulo de vinho diferente acompanhando uma comida especial para harmonizar, além de uma ficha com suas histórias e especifidades, e um guia sobre como degustá-los juntos. O Kit Degusta é entregue em casa, e tanto o vinho quanto a comida que o compõem são cuidadosamente selecionados, de acordo com peculiaridades, qualidades e valores regionais.

O Vinho de Quarta – Happy Hours mensais com degustação de vinhos e conversas sobre como combiná-los com comidas. Cada mês possui um tema diferente, que pode ser uma uva específica, um país ou uma região.

Fonte: Marina Lapietra/ÔNIXPress

Facebook Comments