Período para vacinar contra febre aftosa começou nesta sexta-feira

O período para os pecuaristas vacinarem seus bovinos e bubalinos contra febre aftosa começou nesta sexta-feira (15) e segue até 15 de maio, tendo até 20 de maio para declarar a vacinação na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Vaca  (5)

Nesta Etapa de Vacinação devem ser imunizados animais com até 24 meses

Nesta Etapa de Vacinação devem ser imunizados animais com até 24 meses, mas todo o rebanho deve ser declarado. A expectativa é que sejam vacinados cerca de 5,5 milhões de bovinos e bubalinos. Para declarar a vacinação, o produtor deve ir a Agência Idaron levando Nota Fiscal de compra da vacina e relação do rebanho por faixa etária e sexo.

Há mais de uma década Rondônia apresenta índices de vacinação maior que 99%. “Esperamos continuar com bons índices de vacinação e continuamos confiando que os produtores vão aderir à campanha”, fala o coordenador do Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa, Marcio Petró.

O presidente da Agência Idaron, José Alfredo Volpi, ressalta que o produtor rondoniense é consciente e sabe a importância de vacinar o rebanho. “Nosso produtor sabe que manter a saúde do animal é manter o comércio da nossa carne”.

A Agência Idaron recomenda que o produtor aproveite o manejo do rebanho para a vacinação contra febre aftosa e vacine contra outras doenças também, como a raiva (vacinação voluntária) e brucelose (vacinação obrigatória em fêmeas de três a oito meses).

Os produtores que não vacinarem contra febre aftosa ou não declarem a vacinação poderão ser multados. Para quem não vacinar, a multa é de R$ 152,72 por animal não vacinado. Já para quem vacinar e não declarar a vacinação multa é de R$ 152,72 por propriedade rural.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Os pecuaristas devem ficar alerta ao novo horário de atendimento das unidades da Agência Idaron. Todas as unidades funcionarão entre 7h30 e 13h30, de segunda-feira a sexta-feira.

Saiba mais:
Anúncio da normalização do preço da carne marca o lançamento da campanha contra a febre aftosa em Rondônia


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments