PARATLETAS DE RONDÔNIA EMBARCAM HOJE PARA SÃO PAULO

A delegação de Rondônia composta por 33 pessoas, sendo 16 paratletas e comissão técnica embarcaram às 10h45 desta segunda-feira, 24, para São Paulo, onde vão representar Rondônia nas Paralimpíadas Escolares 2014, que acontece no período de 25 a 28 deste mês.

Reunião entre atletas, comissão técnica e pais

O evento vai reunir 600 atletas de 25 estados e do Distrito Federal, que participam do maior evento Paralímpico Escolar do mundo. As paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Uma super estrutura é montada para receber as delegações. Atletas e comissões técnicas ficam hospedados em um hotel que fica dentro do complexo do Anhembi. A abertura da competição acontece na noite desta terça-feira, 25, e é uma grande festa, com apresentações artísticas.

O evento terá sete modalidades esportivas atletismo, natação, goalball, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, judô e bocha. Podem competir alunos atletas com idade entre 12 e 17 anos. As provas serão realizadas no Anhembi, na pista de atletismo do Ibirapuera e na Academia de Polícia Militar.

Os atletas de Rondônia irão competir em três modalidades. Atletismo, Natação e Bocha. O objetivo principal dos Jogos Escolares Paralímpicos é estimular a prática de esportes entre jovens com deficiência. A iniciativa já revelou grandes nomes do esporte brasileiro.

No período de 2009 a 2011 a responsabilidade de levar os estudantes para participar nas paralimpíadas era do Clube Rondônia Paralímpico (CRP), onde o presidente da instituição, professor Silvio Carmo, não media esforços para garantir a participação dos atletas no evento. Em 2012 a CRP iniciou uma parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e desde então o governo do Estado vem apoiando e incentivando a participação dos paraatletas ao custear as passagens aéreas da delegação.

O coordenador de Educação Física e Desporto Escolar da Seduc, professor Expedito Santana, participou ao vivo no sábado, 22 do programa Tá na Rede, da Rede Tv Rondônia, onde ressaltou os projetos esportivos que a Seduc vem desenvolvendo na rede pública estadual de ensino. Semana passada alunos de Rondônia estavam participando dos Jogos Escolares da Juventude Brasil Juvenil, realizado em João Pessoa na Paraíba.

Professor Expedito Santana em entrevista à Rede Tv!

O fim de semana foi de muito trabalho para os profissionais que vão acompanhar e que vão dar suporte para que os paratletas possam competir nas Paralimpíadas Escolares, reunião com os pais e alunos e entrega dos quites que são compostos de uma bolsa padronizada, agasalho e três camisetas.

 

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano

Facebook Comments