Paratleta rondoniense patrocinado pelo ESBR é medalha de ouro na Super Copa Brasil de Tênis de Mesa em Cuiabá

Mais uma vitória para Rondônia! A dedicação, superação e esforço levaram o paratleta João Fernando Nascimento à conquista da medalha de ouro na Super Copa Brasil de Tênis de Mesa, realizada entre os dias 26 e 29 de setembro, em Cuiabá (MT). O mesatenista venceu a partida final com o placar de 3×0 contra o oponente Nilson Oliveira, de São Paulo (SP), colocando-o em 2º lugar no ranking brasileiro de mesatenista Classe 8. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, patrocinou as despesas de hospedagem do atleta rondoniense no evento.

“A ESBR acredita na importância do esporte e esse incentivo tem sido fundamental e muito bem-vindo, pois os custos das viagens são altos. As premiações que eu ganho não chegam a cobrir todas as despesas”, contou João Fernando, mais conhecido como “Totó”, que no nascimento teve paralisia cerebral, afetando o lado direito do seu corpo. De acordo com o atleta, a deficiência não foi um empecilho para alcançar os seus objetivos.

João Fernando é o maior medalhista de Rondônia no tênis de mesa, esporte que pratica há 25 anos. Ao longo de sua carreira, já acumulou mais de 400 medalhas e 60 troféus. Mas o que mais o orgulha é ter participado de competições como os Jogos Parapan-Americanos, no Rio de Janeiro (RJ) em 2007 (medalha de ouro) e em Guadalajara, no México, em 2011(medalha de ouro), o Mundial individual em 2006 na Suíça, 2008 na China e o Mundial de Equipes na Holanda em 2007, onde conquistou a medalha de bronze. Além de toda essa trajetória de sucesso, João, que é Assistente de Planejamento na ESBR, acredita que esteja inspirando os seus colegas de trabalho. “Desde que passei a disputar em jogos organizados pela empresa, como por exemplo na semana interna do trabalhador, tenho notado que mais pessoas passaram a praticar o tênis de mesa. Fico muito feliz quando me procuram para treinar, acredito que este seja o meu legado”, conta João.

Aos poucos, o paratleta está voltando à ativa após uma pausa de três anos para se dedicar à família e ao trabalho. Retornou aos campeonatos no ano de 2017 e em 2019 já colhe bons frutos com o apoio da ESBR. “Tem mais três torneios no calendário deste ano, todos classificatórios, e estou me preparando para as competições de 2023 (Parapan / Chile) e 2024 (Paralimpíadas / Paris). É o meu sonho jogar em uma Paralimpíadas”, revela o paratleta campeão.

Política de Patrocínio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR)

A Política de Patrocínio da ESBR estabelece as diretrizes para a concessão de patrocínio, que é uma liberalidade da Empresa, que não conta com incentivos fiscais para tais ações. Iniciativas consideradas passíveis de patrocínio pela ESBR são, em geral, aquelas culturais, educacionais, esportivas e socioambientais realizadas na área de influência da UHE Jirau e/ou no âmbito do Setor Elétrico. Para conhecer a política na íntegra, com suas regras, prazos e as iniciativas não passíveis de patrocínio, acesse o documento no nosso site: www.esbr.com.br/patrocinio. Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo canal 0800 647 7747 (ligação gratuita inclusive a partir de telefone celular).

Facebook Comments