PARALÍMPICO ESCOLAR – O Paradesporto é uma ferramenta de resgate de autoestima, avalia mãe de campeão da bocha no Paralímpica Escolar em Cacoal

0
822

O cadeirante Fernando Betinni da Silva, 30 anos, começou a jogar bocha em 2016. A mãe dele, a dona de casa Lauriete Betinni, já nota uma mudança considerável no comportamento social e de humor do filho. A etapa estadual Paralímpica Escolar termina nesta quarta-feira (9), em Cacoal, e é classificatória para a etapa nacional, programada para ocorrer de 20 a 25 de novembro, em São Paulo/SP.

Antes da estreia nos jogos paralímpicos no ano passado, Fernando Betinni não praticava nenhuma modalidade paradesportiva. “O humor e o convívio social dele melhorou drasticamente depois da prática regular de atividade física recomendada pela escola”, conta a mãe do rapaz, que estuda no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic), em Cacoal.

O paratleta foi acometido aos seis meses de idade de uma paralisia cerebral que atingiu a coordenação motora e a voz. “Desde o ocorrido com o bebê, todo dia é dia de aprendizado nas nossas vidas. Esses jogos escolares são uma ferramenta motivadora de resgate de autoestima”, avalia a dona de casa, que assumiu mais uma função na vida do filho, a de calheira nos treinos e competições de Fernando.

Fernando Betinni conquistou a medalha de ouro ontem a tarde no ginásio de esportes Capitão Rui Teixeira. “Estamos muito emocionados e felizes. Em apenas dois anos ocupar o principal lugar do pódio é a resposta de que estamos mesmo no caminho certo”, disse Lauriete Betinni.

Os classificados para o Paralímpico Escolar em São Paulo são: na Classe A, Kauan Andrade de Lima (BC2) e Marcos Barbosa de Lucas (BC3); Classe B Dhenuffer de Jesus Silva (BC2), Iara Gabriele Camilo Ferreira (BC4) e Bruna Rufino Krugel (BC4).

A fase estadual – etapa Especial Paralímpica – dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) encerra nesta quarta-feira (9) com as finais no futsal, atletismo e natação. A competição envolve 658 paratletas, técnicos e dirigentes de 72 escolas de 20 municípios desde sábado (5), em Cacoal. A organização geral do evento é da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Veja galeria de fotos

Leia mais:
Das pistas do atletismo para cozinha, bi-campeão diz que trabalho é forma de retribuir o que recebeu no passado
Finais de futsal e natação dos Jogos Paralímpicos Escolares acontecem nesta quarta-feira em Cacoal
Festival Estudantil de Artes apresenta danças folclóricas na etapa paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia em Cacoal

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia