Paixão pela bicicleta aumenta na pandemia e governo francês destina 200 milhões para ciclismo urbano

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Com cada vez mais ciclovias nas cidades e uma verdadeira explosão nas vendas de bicicletas, o ciclismo se tornou um verdadeiro fenômeno na França. Em 2019, as vendas de bicicletas elétricas na França bateram um novo recorde com 388,1 mil unidades. Um milhão de magrelas podem invadir as avenidas e ruelas francesas, até 2025.

O fenômeno, que começou há algum tempo nas ruas de Estrasburgo, na Alsácia (nordeste da França), agora está se espalhando por todas as grandes cidades francesas, incluindo a capital.

Devido à pandemia de Covid-19, a prefeitura de Paris transformou 50 km de eixos geralmente reservados para carros em ciclovias, incluindo a simbólica e muito movimentada rua de Rivoli, que vai até o museu do Louvre. “Elas ficarão para sempre”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

O Ministério dos Transportes da França identificou mais de 500 km de “coronapistas” criadas durante a crise da Covid-19, que pretende transformar definitivamente em ciclovias. O uso de ciclovias em todo o país aumentou 29% desde o fim do confinamento em comparação com o mesmo período de 2019.

Pessoas andam de bicicleta em nova ciclovia feita durante a quarentena em Paris — Foto: Christophe Ena/AP

A associação Vélo & Territoires relata um aumento espetacular de +67% em um ano para Paris, +26% em Lille e +24% em Lyon. Cerca de 60% das viagens de carro na região de Paris possuem menos de quatro quilômetros.

Novos empregos em jogo

O ciclismo está mesmo em moda na França e seu setor econômico continua crescendo. O governo francês introduziu um auxílio, prorrogado até ao final de 2020, para a reparação de bicicletas, com uma taxa fixa de € 50 (R$ 319). Este sistema teve muito sucesso com 620 mil bicicletas reparadas.

“Há um boom do ciclismo, não há como negar. 2019 já foi um ano muito bom em termos de vendas e agora existe um acelerador que não está perdendo força, inclusive nas oficinas das nossas lojas. Os € 50 contribuíram para este entusiasmo ”, confessa Romain Gardelle, responsável pelo desenvolvimento do departamento de bicicletas da marca Intersport.

A Intersport, com sua marca de bicicletas Nakamura, tornou-se o fabricante número um na França. A marca é dirigida principalmente a clientes que precisam principalmente de mobilidade, mas também de ciclismo recreativo. Sem esquecer a clientela esportiva, o que gera empregos. “Há a necessidade de recrutamento e estamos ajudando a formar jovens para vendas e mecânica. Também temos cursos internos de formação em manutenção de bicicletas elétricas”, confirma Romain Gardelle. Novos empregos qualificados dedicados à mobilidade verde devem surgir nos próximos anos.

200 milhões de euros para o ciclismo

O plano de recuperação econômica apresentado pelo governo francês no início de setembro inclui € 200 milhões (R$ 1,2 milhão) para o ciclismo. O Estado decidiu também duplicar “para famílias modestas” as ajudas atribuídas pelas comunidades para a compra de uma bicicleta eléctrica, para até € 200 (R$ 1,2 mil). Mas são sobretudo as classes médias que participam no ‘boom’ do mercado de bicicletas elétricas, cujo preço médio atingiu os € 1.800 (cerca de R$ 11mil).

“As pessoas entenderam que na cidade grande se pode andar de bicicleta”, comemoram Nicolas e Martin, criadores da marca Cavale, que oferece uma bicicleta elétrica de alto padrão, 80% fabricada na França. Se Nicolas e Martin observaram amplamente o fenômeno na Holanda, contavam com a mesma coisa na França.

“A Holanda sempre esteve à nossa frente”, dizem eles. Foi um desafio criar nossa marca. Não queríamos uma bicicleta que deu a volta ao mundo em um transatlântico. Queremos conhecer nossos fornecedores, para oferecer mais que uma bicicleta, um belo objeto. Nós favorecemos as vendas diretas. Nos oferecemos para receber nossos clientes com hora marcada para conhecer suas necessidades. É uma abordagem muito personalizada”. Agora, eles sonham em abrir uma “loja bacana” em Paris com uma oficina mecânica.

O volume de negócios do mercado do ciclismo na França

Em 2019, as vendas de e-bike bateram um novo recorde com 388,1 mil unidades. O faturamento do mercado de bicicletas (bicicletas e acessórios) deu um salto de 10,1% em um ano e agora está em 2,33 bilhões de euros.

Esse resultado é em grande parte impulsionado pela bicicleta elétrica, que continua crescendo na casa dos dois dígitos. Enquanto as bicicletas elétricas representam atualmente apenas 15% do volume de vendas, a Union Sport & Cycle estima que a marca de um milhão de bicicletas elétricas vendidas por ano pode ser ultrapassada até 2024-2025 na França.

“Andar de bicicleta é mais do que uma tendência, é um modo de vida. É um esporte nobre. Estamos pressionando para perenizar seu uso ”, entusiasma-se Guillaume Koch, diretor de marketing para a França, Benelux e Suíça da marca americana Cannondale, que celebrará seu 50º aniversário em 2021. Marca especializada principalmente em bicicletas de estrada e de competição. No mountain bike, a Cannondale deu uma nova guinada e agora garante a produção de bicicletas urbanas com preços a partir de € 700, até bicicletas elétricas de ponta vendidas por quase € 6.000.

Vendas online também estão explodindo

“O fenômeno não é novo. Por exemplo, o boom da mountain bike elétrica começou para nós em 2014”, explica Guillaume Koch, cuja marca está atualmente presente no Tour de France através da equipe americana Education First Pro Cycling. Ele também patrocina atletas de mountain bike como o francês Maxime Marotte ou o brasileiro Henrique Avancini. “Isso nos dá visibilidade, notoriedade e funciona como um laboratório. Todos os grandes fabricantes de bicicletas têm equipes ”, diz Guillaume Koch. Mas é o público em geral que é principalmente visado com este novo e bastante interessante mercado, que está alcançando toda a Europa.

Para impulsionar suas vendas, a Cannondale agora oferece vendas online, sem cortar preços, para manter o prestígio da marca. “As compras online se tornaram mais populares. Há uma entrega de bicicleta pronta para uso por meio de nossos varejistas ”, diz Guillaume Koch, que prontamente admite que a geração Y, ou geração Y, que inclui todas as pessoas nascidas entre o início dos anos 1980 e o final dos anos 1990 , são um dos novos alvos da marca.

No futuro, Guillaume Koch quer acreditar que, após o boom da mountain bike elétrica, a bicicleta de estrada elétrica do tipo competição fará sua aparição para passeios de fim de semana prolongado. Só para poder sair das áreas construídas e respirar fundo no meio da natureza…

Fonte: G1

Por RFI