PADRE TON CONDENA VIOLENCIA E DEFENDE MAIS MULHERES NA POLITICA

PADRERA defesa de mais participação da mulher na política e o combate a violência foram destacados pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) no Dia Especial da Mulher no Campo, em Ji-Paraná, na sexta-feira, 9. O evento, organizado pela Secretaria de Agricultura do município em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), teve apoio do Centro Recreativo e Social dos Policiais e Bombeiros Militares de Ji Paraná (Crapomji), onde ocorreu.

 

Primeiro a ser realizado, o evento foi criado com a proposta de se discutir políticas públicas para as mulheres rurais. O prefeito Jesualdo Pires, o deputado Anselmo de Jesus e a secretária de Agricultura Cláudia de Jesus entre outras autoridades estiveram presentes.

 

Ao citar conquistas obtidas pelas mulheres, como o direito ao voto, o salário maternidade, diminuição da idade para aposentadoria das esposas dos policiais e a PEC das Domésticas, Padre Ton lamentou a crescente violência contra a mulher e a ausência de compromisso de alguns estados com políticas de combate a essa situação. Ele destacou, ainda, o fato das mulheres serem mais de 50% dos eleitores, e no entanto é baixa a representação na Câmara dos Deputados.

 

Padre Ton também sublinhou a importância da mulher na produção de alimentos saudáveis, parabenizando as trabalhadoras rurais por sua contribuição para a economia de Rondônia e pelo Dia das Mães. Ele registrou também a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que instituiu o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde, no valor de R$ 1.014,00.

 

Para o deputado, que já foi prefeito, a função dos agentes comunitários de saúde é fundamental para a prevenção de doenças, enfatizando que  o atendimento deve priorizar também as mulheres da zona rural.

 

A secretária Cláudia de Jesus, na abertura do encontro, disse que o Dia Especial da Mulher no Campo é uma conquista das trabalhadoras rurais. “Vivemos em uma luta constante e este dia de hoje nos dá a oportunidade resgatar as necessidades e o dia a dia das mulheres”, registrou, lembrando as parcerias com entidades do setor agrícola e de outros órgãos, fundamental para viabilizar o evento.

 

Durante todo o dia, as pessoas presentes ao evento puderam verificar a pressão arterial, realizar testes de diabetes, acompanhar palestras e receber  a vacina contra gripe dentre outros benefícios.

 

EFA Itapirema

 

Ainda em Ji-Paraná o deputado Padre Ton visitou a Escola Família Agrícola (EFA) Itapirema. Acompanhado pelo deputado Anselmo de Jesus e vereadora Márcia Regina, Padre Ton conversou com professores, alunos, funcionários e ouviu do diretor da entidade, Pedro José dos Santos, as principais necessidades da escola e alguns problemas vividos no dia a dia dos alunos.

 

O diretor agradeceu pelos recursos de emenda parlamentar destinados à construção de uma quadra esportiva. O projeto passou por algumas adequações, a obra já foi licitada e deverá ser iniciada em breve.

 

Com uma área de 9,6 hectares, a EFA Itapirema conta com alojamento masculino e feminino, refeitório, cozinha, residência para monitores e laboratório de informática. Através da metodologia da pedagogia da alternância, a EFA possui 206 alunos, representando 20 municípios da região, cursando o ensino médio e técnico em agropecuária. Na escola são os próprios alunos que assumem as tarefas locais, na produção de hortaliças e produtos para alimentação.

 

Texto: Adenilson Florentino;/Mara Paraguassu

Facebook Comments