Os jogos de mesa de tabuleiro (sem mencionar as cartas colecionáveis!) também têm servido de inspiração para grandes videogames. Nestes melhores, mostramos a você os melhores jogos baseados em licenças de mesa como o clássico Monopoly, o Hero Quest, o Space Hulk… e outros que se inspiraram neles, como a saga Mario Party ou os Itadaki Street.

É possível que agora estejam de moda os jogos de mesa baseados nos videogames. Temos desfrutado de estreias de jogos de tabuleiro tão sonhados como Dark Souls, Doom ou adaptações de Monopoly nos universos de The Legend of Zelda ou Skyrim e de Risk en Metal Gear Solid. Mas nesta nossa lista de melhores jogos baseados em jogos de mesa e jogos de tabuleiro, vamos “virar o jogo” . Porque foram muitos os lançamentos desses entretenimentos de mesa para o PC e consolas que foram convertendo as mecânicas dos jogos de tabuleiro -com arremesso de dados incluídos- para uma tela de computador. E com resultados bastante bons, e até damas e xadrez temos hoje nas telas.

Aqui uma amostra muito boa para passar uma tarde entretida em casa, com amigos sem ter que procurar as peças para montar os jogos, ou apagar folhas de personagens que deixaram os anteriores jogadores na Cruzada Estelar. Se você estiver interessado nos jogos de mesa, aqui você vai ter uma breve amostra daquilo que se transformou em vídeo jogos ou jogos on-line. 

Hero Quest

Para muitas pessoas, o jogo de MB (com licença de Games Workshop) supôs os primeiros passos no mundo do jogo de papéis. Antes de se embarcar em algo mais duro, como os RPG de JOC Internacional ou as diferentes adaptações de Advanced Dungeons and Dragons, esta aventura de calabouços protagonizada por um bárbaro, um anão um elfo e um mágico cativou nossa imaginação. Foi tanto assim que adaptou-se para jogo de computador em 1991. Tinha uma perspectiva isométrica e as mesmas regras que o original, e estava publicado por Gremlin. 

A versão para computadores (Spectrum, Amstrad, Commodore, Atari ST, PC e Amiga) teve tanto sucesso que foi lançada uma sequela, com gráficos melhorados, Heroquest II: Legacy of Sorasil. Mas como não tinha o reforço de outro jogo de tabuleiro, suas vendas foram muito mais discretas. 

Monopoly

Quem já não quis alguma vez se transformar em um magnata dos negócios? Bueno quizá esta pregunta se haya quedado un poco anticuada, porque ya hemos podido jogar al Monopoly en todos los formatos imaginables. Com a chegada do celebrado jogo da Nintendo Switch, com as lógicas vantagens para o modo multijogador: permitir jogar em qualquer parte com os joy-con ou utilizar a tela táctil. Além disso, o jogo da Ubisoft nos surpreende com cenários temáticos e sequências animadas que animam o jogo tradicional.

Itadaki Street – Fortune Street – Boom Street

Esta saga, que teve sua estreia em NES em 1991 y passou por Super Nintendo, PlayStation, PS2, PSP, Wii e PS4, é uma versão “adaptada” do Monopoly com personagens e cenários baseados nas principais sagas de Square-Enix: Dragon Quest, Final Fantasy e Super Mario Bros (na versão de Nintendo Wii). O fato de os jogadores lançarem dados para se moverem pelo tabuleiro do Boom Street é muito colorido, e todos os protagonistas mostram um design “superdeformed” que consegue se adaptar a ambos universos nos jogos de papéis.  Nunca você tinha visto um enfrentamento entre Cloud e Sephirot  de Final Fantasy VII como este que se apresenta. Até xadrez, damas e quebra cabeças, possuem suas versões on-line disponíveis

 

Facebook Comments