Operação da PF decreta prisão de sócio do Pato Branco, em Vilhena

0
1170
Sandro Signor, socio do Pato Branco, teve prisão decretada
Sandro Signor, socio do Pato Branco, teve prisão decretada
Sandro Signor, socio do Pato Branco, teve prisão decretada

VILHENA- A Polícia Federal deflagrou a Operação Ficus na cidade de Vilhena, com o objetivo de apurar um esquema de propina e lavagem de dinheiro em Vilhena, envolvendo recursos desviados da prefeitura.

Conforme as investigações apuradas pelo jornal Folha do Sul On Line,  os valores que era desviados dos cofres municipais davam entrada em empresas da cidade e simplesmente “sumiam” em movimentos contábeis, o que caracterizaria lavagem de dinheiro.
O esquema foi notado ainda durante a deflagração da “Operação Stigma”, também da PF, no ano passado. Na época, foi descoberto um contrato forjado de terceirização envolvendo uma empreiteira que executava obras da prefeitura e um dos investigados, que ocupava cargo de primeiro escalão no município. Tal firma, no entanto, seria “de fachada” e usada apenas para escoar os pagamentos de propina.
A PF também cruzou dados obtidos através das quebras de sigilos bancários e escutas telefônicas autorizadas pela justiça para descobrir altos valores pagos a servidores municipais. Os pagamentos, que seriam propinas, podem chegar a R$ 1 milhão.
As operações policiais também avaliaram que, apenas numa obra municipal, a pavimentação da avenida Tancredo Neves, o superfaturamento teria chegado a inacreditáveis R$ 2,5 milhões. A obra, executada pela Projetus Engenharia, foi custeada com verbas federais, mas administrada pelo município, a quem cabia fazer os pagamentos.
OS MANDADOS
Entre os que tiveram a prisão preventiva decretada está o empresário Ailton Nunes. O ex-secretário de Integração Governamental, Gustavo Valmorbida, teve prisão temporária (5 dias) decretada e o advogado Josafá Bezerra foi conduzido coercitivamente, além de sofrer busca e apreensão em sua casa.
Também tiveram as prisões decretadas, mas não foram encontrados na cidade o empresário Sandro Signor (Supermercado e Shopping Pato Branco), o empreiteiro Fausto Moura, da Projetus, e a esposa dele, Edis Custódio Moura.
MAIS CONDUÇÕES
Em virtude do recebimento de valores suspeitos, vários servidores devem ser conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimentos. Os indícios apontam que os pagamentos seriam propinas.
OPERAÇÃO FICUS
“Ficus” é o gênero de árvores que, apesar de frondosas em seu exterior, lançam no solo raízes profundas, que sugam os nutrientes de tudo ao redor, diminuindo a vitalidade de outros vegetais em seu próprio e único benefício.

Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação