O impacto da contaminação pelo coronavírus em gestantes e lactantes é tema da comissão da Covid

Nesta sexta-feira (21), às 10h, a Comissão Temporária da Covid-19 (CTCovid19) debaterá com especialistas, em audiência pública interativa remota, o impacto da contaminação do coronavírus na gravidez nas gestantes e lactantes. O evento será conduzido pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO), presidente do colegiado.

De acordo com o Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, o coronavírus demonstra ser mais agressivo para gestantes e mães de recém-nascidos (puérperas). Neste ano, segundo dados atualizados no último dia 12 de maio, o grupo já teve 642 mortes pela doença, número que ultrapassa o total de 2020, ano em que o país registrou 457 óbitos entre gestantes e mães no pós-parto. “Vamos ouvir especialistas para que a gente possa ter fundamentação científica ou prática no sentido de melhor orientar as mulheres e os serviços de saúde”, explicou o senador.

Após a audiência pública, o parlamentar encaminhará as informações ao Ministério da Saúde, para que possa orientar os estados, os municípios, os hospitais universitários e todos os centros médicos, para uma atenção especial às mulheres grávidas e puérperas.

Também serão discutidos o impacto do crescente aumento da busca popular por atendimento e tratamento médico das sequelas ocasionadas pela contaminação por COVID-19 no Brasil, e ainda será tratado sobre a necessidade de alterar o plano nacional de vacinação em decorrência do quantitativo de jovens internados por causa da Covid-19.

Foram convidados para o debate a médica especialista em Medicina Fetal, Adriana Suely de Oliveira Melo; o representante do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB), Bruno Leandro de Souza; e o médico no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marcos Nakamura Pereira; o Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial (ABORL-CCF), Eduardo Baptistella; a Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Irma de Godoy; e o secretário de Atenção Especializada à saúde – SAES,  Sérgio Yoshimasa Okane.

Facebook Comments