Novo protesto em Rondônia contra cortes na educação será realizado quinta-feira

0
240

Na próxima quinta-feira (30), um novo protesto convocado por entidades estudantis e apoiado por entidades sindicais de Porto Velho será realizado em defesa da Educação Pública e contra o bloqueio no orçamento da educação feito pelo MEC. Segundo os organizadores, na capital, o ato unificado será a partir das 16 horas na Praça Marechal Rondon.

De acordo com o movimento, a nova mobilização é fruto de ampla mobilização estudantil decorrente dos protestos de 15 de maio contra o bloqueio no orçamento da educação, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Porto Velho, criou um Comando Unificado de Luta de Estudantes, Técnicos e Docentes.

Em plenária unificada no último dia 21, deliberou-se por convocar o Ato Unificado Contra os Cortes no Orçamento da Educação e Contra a “Reforma” da Previdência, além de aprovar a Paralisação Geral que acontece no dia 14 de junho próximo: a Greve Geral Contra a Reforma da Previdência.

Ainda conforme os organizadores, seguindo a agenda nacional orientada pelo Sinasefe, Andes e CNTE, as entidades estudantis da UNIR, conjuntamente com o comando unificado e outras entidades de classe estão em intensa mobilização nas escolas, no Instituto Federal e na Universidade.

O IFRO, terá aulas até às 15h, uma vez que a categoria de técnicos e docentes aprovou participar do ato unificado. Grêmios estudantis também têm mobilizado os estudantes secundaristas.

Na UNIR, além do Comando Unificado, assinam a convocatória do Ato os Centros Acadêmicos de: Direito, Medicina, Enfermagem, Psicologia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Química e a Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe). Em Assembleia Geral dos Estudantes da UNIR, realizada no ultimo dia 27 de maio em dois turnos, a proposição de ato unificado foi aprovada pela maioria dos presentes.

Outra atividade de mobilização prevista é a plenária unificada a ser realizada em 28 de maio, no auditório Paulo Freire no campus da UNIR, com o objetivo de discutir os impactos dos cortes na UNIR, IFRO e na rede pública estadual, além de discutir os ataques à autonomia universitária. A atividade visa reforçar o ato do dia 30/05 e a convocação da greve geral de resistência nacional no dia 14/06.

Fonte: Assessoria