NOVA DIMENSÃO – Seminário incentiva desenvolvimento da agricultura familiar na região de Nova Mamoré

0
903

Numa parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), o governo de Rondônia realizará, de 18 a 20 deste mês, o 1º Seminário Rural no barracão do Hospital de Câncer do distrito de Nova Dimensão, pertencente ao município de Nova Mamoré. O evento, que tem como base o Convênio 44/PGE/2016, objetiva promover a troca de experiência com vistas à melhoria da agricultura familiar, a exemplo do distrito de Jacinópolis onde, além da plantação, as famílias produzem polpa de maracujá, porém ainda vendem barato por ser de forma artesanal. A intenção é que a partir dos seminários sejam instaladas cooperativas nessas regiões para a certificação dos produtos, o que tende a elevar a renda familiar.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), a programação será aberta às 8h do dia 18 e seguirá até as 18h com as palestras sobre integração lavoura-pecuária-floresta e pecuária leiteira; fruticultura (maracujá) e manejo e recuperação de solo. Paralelamente acontecerão as oficinas sobre “Como Controlar Meu Dinheiro no Campo” e “Cooperativismo”.

No dia seguinte, os temas a ser abordados são sobre cultivo de cacau e pecuária leiteira, no período da manhã; e à tarde sobre criação de aves e suínos; e as oficinas “Sei Controlar Meu Dinheiro no Campo” e “Agroindústria”.

No dia 20, o seminário contará com palestras sobre cultivo de café e pecuária leiteira, piscicultura, comercialização e venda de produtos agrícolas e cooperativismo, além das oficinas “Custos para Produzir no Campo” e “Controlar Meu Dinheiro no Campo”.

O coordenador Cléris Kussler, analista do Sebrae-RO, informou que as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo 0800- 570- 0800 e no local do evento, que terá transporte e almoço também gratuitos.

Trata-se do penúltimo seminário do convênio, que já contemplou outros 20 municípios rondonienses, de setembro do ano passado até agora. O último será realizado de 3 a 5 de agosto em Primavera de Rondônia.

O município de Nova Mamoré tem aproximadamente 10 mil km² e várias pequenas propriedades com plantação de café e mandioca, além de produção de polpa de maracujá, queijo e 110 mil litros de leite por dia com um rebanho bovino que ultrapassa as 600 mil cabeças. Outros começam a investir na criação de peixes, plantio de soja, milho, arroz e até na suinocultura.

O evento ainda tem o apoio das prefeituras e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 9 9263-9595 ou 9 8130-5656.

Leia mais:

Produção de ovos de galinha em Rondônia é discutida em seminário em Cacoal

Potencialidades agrícolas de Alvorada do Oeste são discutidas em seminário

Sanidade na piscicultura será discutida em três seminários nas regiões mais produtoras de Rondônia

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Marcelo Gladson
Secom – Governo de Rondônia