No G1, Acir Gurgacz promete criar Universidade Estadual e investir na Polícia Científica em RO

0
292
Entrevista com o candidato ao governo de RO, Acir Gurgacz (Foto: Cássia Firmino/G1)


O candidato ao governo do Estado de Rondônia, Acir Gurgacz (PDT), foi entrevistado ao vivo no G1 Rondônia na tarde de ontem, segunda-feira (10). Ao editor do G1, Jonatas Boni, e à apresentadora Yonara Werri, Gurgacz prometeu criar a Universidade Estadual de Rondônia e investir na polícia científica para solução de crimes.

Acir Gurgacz, de 56 anos, esteve no estúdio em Porto Velho. O senador tem como vice Neodi (DC).

De acordo com Acir, a equipe de governo vai elaborar um projeto de implantação de uma universidade estadual. Isso deve ser feito através de uma consulta junto à Universidade Federal de Rondônia. A proposta visa a ampliação da educação superior no estado.

Ainda na entrevista, Gurgacz falou sobre segurança pública e prometeu que fará investimentos no setor a partir de 2019, caso seja eleito.

“Nós temos que investir na inteligência. Através da inteligência, com equipamentos de qualidade, nós vamos avançar na questão de segurança pública. Hoje nós temos em Rondônia um dos melhores níveis de policiais, tanto Civil quanto militares. O que falta para eles são equipamentos. São esses equipamentos que vamos deixar à disposição para que eles possam dar maior segurança à população de Rondônia”, afirma.

Uma das áreas que deve ganhar investimento é o da Polícia Científica. “Como senador eu destinei verbas para a compra de câmeras, por exemplo, para instalar em todos municípios e também no uniforme dos policiais, para que quando eles forem abordar as pessoas, essas pessoas saibam que estão sendo filmadas. Dessa forma nós vamos garantir uma abordagem mais tranquila por parte do policial e por parte da população”, afirma.

Tecnologia

Na entrevista ao G1, o candidato falou sobre projetos de tecnologia no seu governo. Segundo Acir, a proposta é manter apoio a eventos como a Campus Party, que foi realizada em Porto Velho no último mês de agosto.

“Um evento dessa natureza ele trás para Rondônia não só a notícia do que está acontecendo aqui, mas deixa um legado aonde nós podemos nos utilizar destas tecnologias para aplicarmos. As pessoas podem aplicar nas suas empresas e o estado pode se vale destas exposições para também trazer para dentro do governo estas tecnologias que são tão importantes para melhorar a gestão”, diz.

Acir também prometeu expandir o sistema de Infovia para outras cidades de Rondônia. A Infovia é um sistema de comunicação de fibra ótica que fornece internet de alta velocidade.

“Vamos estender a todos os municípios. Eu entendo que é uma necessidade nós ligarmos, fazer uma interligação por exemplo, com todas escolas estaduais e todos órgãos estaduais para que a gente possa construir uma gestão com mais eficiência”, detalha.

Entrevista com o candidato ao governo de RO, Acir Gurgacz (Foto: Cássia Firmino/G1)Entrevista com o candidato ao governo de RO, Acir Gurgacz (Foto: Cássia Firmino/G1)

Entrevista com o candidato ao governo de RO, Acir Gurgacz (Foto: Cássia Firmino/G1)

A participação do candidato faz parte de uma série de entrevistas que o G1 realiza com os cinco candidatos ao governo do Estado mais bem colocados na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 22 de agosto, de acordo com o seguinte cronograma:

  • Segunda-feira (10): Acir Gurgacz (PDT)
  • Terça-feira (11): Expedito Júnior (PSDB)
  • Quarta-feira (12): Maurão de Carvalho (MDB)
  • Quinta-feira (13): Coronel Marcos Rocha (PSL)
  • Sexta-feira (14): Pimenta de Rondônia (PSOL)

Os demais candidatos vão participar de entrevistas gravadas que serão publicadas no G1 no dia 15 de setembro.

Fonte: G1 Rondônia

Facebook Comments