Na data dedicada aos Povos Indígenas, 19 de abril,  a Jirau Energia destaca o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas que contempla a proteção das Terras Indígenas (TI) e estudos de índios isolados na Amazônia, contribuindo com o fortalecimento da atuação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) numa parceria que desenvolve um conjunto de ações importantes em prol das questões indígenas no Brasil. .

Embora a Usina Hidrelétrica Jirau não tenha impacto em comunidades indígenas, o Programa traz uma contribuição importante para quatros TIs, são elas: Igarapé Lage, Igarapé Ribeirão, Kaxarari e Uru Eu Wau Wau, todas distantes da área de influência de Jirau, a mais próxima fica a mais de 100 km do eixo da barragem.

Essas TIs somam aproximadamente 2.168.000 hectares (dois milhões e cento e sessenta e oito mil hectares) de floresta e abrigam aproximadamente três mil indígenas de cinco povos contatados, além de supostos povos isolados, que seguem sendo foco de estudos do Programa.

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, apoio com infraestrutura e recursos humanos para as coordenações regionais da FUNAI é um dos pontos relevantes deste Programa. “Os investimentos vão desde construção de Postos de Vigilância, doação de veículos e barcos, colocação de marcos, placas de sinalização e georreferenciamento de limites até capacitação e equipamentos para expedições de estudos sobre os índios isolados”, destaca Veríssimo.

No tema educação, foram construídas 20 escolas com alojamento para professores, poços de água, cozinhas equipadas e laboratório de informática. Na área da saúde, foram construídas sete Unidades Básicas de Saúde Indígena, 13 Módulos Sanitários Domiciliares, dosadores de cloro para tratamento de água, a doação de duas Unidades Móveis Odontológicas e de veículos para o transporte de pacientes. Além disso, foi doado um prédio que atende como Casa de Apoio Indígena para a capacitação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento, atuando inclusive na coleta e destinação de resíduos sólidos das aldeias.

O Programa de Apoio às Comunidades Indígenas da Jirau Energia vai além da contribuição com a proteção territorial, saúde e educação, envolve também ações de apoio para o registro e divulgação da cultura, gestão territorial e ambiental, fortalecimento de associações e da economia indígena. O atendimento do Programa envolve, em todas as suas etapas, consulta direta aos povos indígenas e à FUNAI, que é a agência reguladora oficial da questão indígena no Brasil.

Fonte: Assessoria

Facebook Comments