No debate da Globo, Lula tem que partir com tudo para cima de Bolsonaro e só falando verdades

0
418

Por Roberto Kuppê (*)

No último debate na Band (e pool de empresas), Lula foi comedido, cuidadoso e politicamente correto ao extremo. Não quis constranger Bolsonaro, embora tivesse um arsenal que poderia ter arremessado contra o presidente. Ao  contrário, totalmente desmedido e desprovido de qualquer escrúpulo, Bolsonaro atacou Lula sem dó nem piedade, creditando a ele uma corrupção que se houve, e houve, fora praticada por partidos e aliados, os mesmos que hoje estão com o presidente, notadamente, o Centrão. Lula ficou sem ação no último bloco do debate, sem forças para atacar. É claro que Bolsonaro recebeu orientação dos diretores do debate, para que administrasse o tempo de 15 minutos, de forma que no final, falasse sozinho, deixando Lula sem ação.

No debate próximo na Globo, o ex-presidente Lula terá que ir para cima com tudo, sem a preocupação de constranger os telespectadores, falando só as verdades contra Bolsonaro. Não precisa de fake news. Bolsonaro cometeu tantos erros, mas tanto erros, que fica difícil escolher uma lista para acusa-lo durante o debate. São mazelas que, se tivesse um Congresso Nacional sério, ele não estaria mais no governo há dois anos.

Portanto, Lula tem um arsenal para usar contra Bolsonaro. O “pintou o clima” é um dos mais fortes. Embora o ministro do TSE, Alexandre de Moraes tenha mandado tirar do ar todas as referências sobre o assunto, Lula poderá abordar o assunto sim, pois o que Bolsonaro falou sobre as meninas venezuelanas não deixa dúvidas. Ele disse e repetiu em outras oportunidades que aquelas meninas estavam se preparando para fazer programa. Aliás, ele é useiro e vezeiro de sexualizar suas falas, mesmo para crianças. Esse papo de “fora de contexto” é balela. Ele disse o que disse e agora nega que disse o que disse. Bolsonaro foi irresponsável ao se referir às venezuelanas como garotas de programa.

Lula tem que dizer no debate que o Brasil ocupa 2º lugar no ranking de exploração sexual de crianças. E que isso não é piada, é uma realidade.

Portanto, Lula terá que explorar ao máximo essa questão, dentre outras, como a péssima atuação de Bolsonaro na pandemia, o Orçamento Secreto e o fiasco na economia que agora começa a aparecer a verdade.

Lula tem tudo para vencer o próximo debate. Nocautear Bolsonaro no primeiro round. É só querer. É só usar a munição que tem. Lembrando que, ao lado de Bolsonaro, estão na assessoria os mais ardilosos e inconsequentes, dentre eles, o senador eleito Sérgio Moro (União Brasil), que, de outrora inimigo político do presidente, passou a ser o seu mais novo defensor contra Lula.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Com cópia para a assessoria de imprensa de Lula