País segue os passos dos Estados Unidos e da Guatemala, que mudaram o endereço das suas representações diplomáticas no país em 2018.

A Sérvia mudará sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém se tornando o primeiro país da Europa a seguir o exemplo dos Estados Unidos, anunciou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu nesta sexta-feira (4).

“Agradeço ao meu amigo, o presidente da Sérvia pela decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e por transferir a embaixada do seu país”, escreveu Netanyahu em um comunicado.

Segundo o governo israelense, a mudança deve acontecer até julho de 2021. Com isso, a Sérvia está seguindo os passos dos Estados Unidos e da Guatemala, que transferiram suas embaixadas de Tel Aviv para Jerusalém em maio de 2018.

Mudança da embaixada sérvia em Israel — Foto: G1

decisão rompe com um consenso internacional sobre a Cidade Santa. Israel tomou Jerusalém Oriental em 1967, a anexou, e considerou toda a cidade como sua capital “eterna” e “indivisível”. A União Europeia manifestou várias vezes ser contra a mudança, mas a Sérvia não faz parte do bloco.

Essa divisão não é aceita pelos palestinos que querem fazer da cidade capital do estado que desejam formar.

Fonte: G1

Por France Presse

Facebook Comments