Músicos colombianos homenageiam a Chapecoense em Santa Catarina

0
753
FEMUSC - 12º Festival de Música de Santa CatarinaInformações adicionais: O 12º Festival de Música de Santa Catarina - Femusc ocorre de 26 de janeiro a 4 de fevereiro no Centro Cultural de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Maior festival-escola da América Latina e um dos mais importantes eventos do mundo, reúne reúne cerca de 500 participantes de 20 países. Deste total, mais de 400 estudantes e 50 professores e regentes, integrados em uma programação de mais de 200 atividades entre concertos e apresentações em espaços alternativos. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O 12º FEMUSC: Assessoria de Imprensa – (47) 3274-8348 ou [email protected]
FEMUSC – 12º Festival de Música de Santa Catarina Informações adicionais: O 12º Festival de Música de Santa Catarina – Femusc ocorre de 26 de janeiro a 4 de fevereiro no Centro Cultural de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Maior festival-escola da América Latina e um dos mais importantes eventos do mundo, reúne reúne cerca de 500 participantes de 20 países. Deste total, mais de 400 estudantes e 50 professores e regentes, integrados em uma programação de mais de 200 atividades entre concertos e apresentações em espaços alternativos. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O 12º FEMUSC: Assessoria de Imprensa – (47) 3274-8348 ou [email protected]

A música emociona, une os povos e transcende fronteiras. Prova disso aconteceu durante o Femusc, maior festival-escola da América Latina, que movimenta o Norte Catarinense com a participação de instrumentistas de 20 países.

Na noite do último domingo, 29, data em que o acidente da Chapecoense completou dois meses, a delegação da Colômbia subiu ao palco e homenageou as vítimas da tragédia. Durante o Concerto das Nações, no qual os alunos apresentaram músicas populares de seus países, os colombianos fizeram questão de lembrar os afetados pela queda do avião.

A iniciativa partiu da aluna Geraldine Caratt Lópes, que sensibilizada mobilizou conterrâneos para, do palco do evento, mostrar solidariedade ao Estado e ao time. “Decidimos fazer essa homenagem porque, assim como eles, nós também somos jovens tentando alcançar nossos sonhos”, comentou. Ela ainda explicou que, quando os músicos souberam do acidente, foi como se tivesse acontecido com os próprios irmãos, primos, amigos e torcida. “Por meio da música que gostamos fizemos essa homenagem ao time e demostramos o quanto sentimos a sua perda”, complementou.

Os instrumentistas subiram ao palco vestindo a camisa da seleção colombiana, pediram um minuto de silêncio e, depois, ao som de ‘Mi buenaventura’, surpreenderam o público com bandeiras do Brasil e da Chapecoense. O concerto, que já é tradicional na programação do Femusc, também teve a participação de alunos da Holanda, Estados Unidos, Nicarágua, Equador, Honduras, México, Costa Rica, Chile, Paraguai, Argentina e Peru. Cada nação levou ao teatro suas tradições através de vestimentas, danças e ritmos típicos.

Neste ano, o festival conta com mais de 400 músicos e 200 concertos gratuitos, muitos deles transmitidos ao vivo pela internet para todo o mundo. O evento segue até 4 de fevereiro, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.