Seis mulheres venceram disputa para prefeitura em Rondônia. — Foto: Reprodução

A partir de 2021, seis dos 52 municípios de Rondônia serão governados por mulheres. Elas foram eleitas no primeiro turno das eleições municipais no domingo (15). Apenas 20 cidades do estado tiveram pelo menos uma candidata.

Conforme os dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2016, também foram seis prefeitas eleitas. Três delas concorreram a reeleição, mas apenas Dra. Sheila (DEM), de Chupinguaia, conseguiu se manter no cargo. Helma Amorim(PDT), de Alto Paraíso, ficou em terceiro lugar na disputa e Leonilde Garda (PDT), de Seringueiras, ficou em quarto lugar entre cinco postulantes.

Gislaine Lebrinha e Glaucione, ambas do MDB, governavam São Francisco do Guaporé e Cacoal, respectivamente. As duas foram presas em setembro na Operação Reciclagem, da Polícia Federal. Já Juliana Roque, de Pimenta Bueno, foi cassada em 2018.

A maior cidade do estado que será administrada por uma mulher é Ariquemes, onde foi eleita Carla Redano, do Patriota. Em seguida, vem Guajará-Mirim, que elegeu Raissa Bento (MDB) entre 10 candidatos, sendo três mulheres.

Confira a lista das prefeitas eleitas:

Fonte: G1

Facebook Comments