Vilhena-RO_20-06-15_Mirian_Bodanese_1Uma poderosa onda de frio polar antártico – um verdadeiro tsunâmi – atingirá, no próximo sábado, dia 11 de junho de 2016, o Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além de todo o Centro-Sul do Brasil e até parte da Bahia. É alta a probabilidade de que as temperaturas mínimas atinjam valores inferiores a 12ºC, em Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Guajará-Mirim e Cuiabá e, abaixo de 8ºC, em Goiânia, Brasília, Rio Verde, Anápolis, Itumbiara e proximidades.

No caso do leste e do sul do Acre e do sul e oeste de Rondônia, esse frio será sentido com muito mais intensidade, pois é a região onde os ventos frios são muito fortes e, nesses dias, estarão soprando ininterruptamente, com velocidade acima de 25km/h, mas com rajadas que deverão superar 50km, nos pontos mais altos e nos lugares mais abertos.

Assim, nessas áreas, a sensação térmica ficará situada próxima ou até abaixo de zero, durante a noite. Mesmo durante o dia inteiro, no domingo, a temperatura real ficará abaixo de 18ºC, em Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Cacoal, Guajará-Mirim, Cáceres, Cuiabá e cidades próximas a estas, com sensação bem inferior. O frio será menos intenso em Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé e proximidades, com valores mínimos entre 14 e 17ºC e ventos não tão fortes.

O alerta vai para a necessidade de as pessoas providenciarem agasalhos suficientes e não deixar para o dia da chegada do frio intenso, quando muitas lojas já estarão fechadas durante a noite e no domingo.

Fonte: O tempo aqui
Facebook Comments