Mudança de cor: saiba como funcionam os olhos dos gatos

0
751


Desde a heterocromia até os olhos amarelos neon, os gatos possuem os olhos mais bonitos de todo o reino animal. Isso é uma característica própria dos felinos, que precisam de um sistema ocular muito bem desenvolvido para a caça e visão noturna.

Com nossos pequenos leõezinhos em nossas casas, podemos ver os olhos deles bem de perto, assim como, ficar intrigados com as mudanças que passam no decorrer do crescimento. Vamos conosco estudar um pouco mais sobre como funciona o olho do seu gatinho?

Cor dos olhos dos gatos

Quando eles nascem, invariavelmente, vêem com olhos azuis. O mesmo pode ser percebido em alguns humanos também, assim como cães. Isso acontece por causa da imaturidade com que os olhos estão quando o filhote nasce.

Após algumas semanas, cerca de 5 ou 6 semanas de vida, os olhos dos gatinhos vão terminando o seu crescimento e consequentemente, mudando de cor. Os olhos muitas vezes estão ligadas diretamente à cor do pelo do felino. Como é o exemplo do Angorá, que sempre tem olhos azuis. O Bengal, que sempre tem olhos verdes, ou o Persa, com seus olhos alaranjados.

Os olhos são a porta da alma

Essa frase é muito usada para humanos, mas acredito que você nunca nem sequer sonhou em pensar que essa é a maior definição para os olhos dos gatos. Sabia que é possível saber se o seu gatinho está doente apenas olhando para os olhinhos dele?

Para saber se seu felino está malzinho da saúde repare se:

  • A membrana de nictação (aquela terceira pálpebra) está parcialmente fechada;
  • Se o seu gatinho está lacrimejando;
  • Note se existe uma camada não usual no olho de seu gatinho, caso ela seja escura, pode ser sinal de que ele está com problemas de saúde num geral. No caso da membrana ser mais esbranquiçada, ele deve estar passando por uma febre.

E não é só a respeito da saúde que os olhos dos felinos falam, eles também se comunicam muito através do olhar. Faça um teste, se piscar seus olhos lentamente ao olhar para um gatinho, ele provavelmente piscará os dele em resposta.

Isso demonstra afeto de um gato para um humano, e estranhamente, não funciona para a comunicação entre dois felinos, incrível não é?

Os estranhos olhos dos gatos

Como deu pra ver, num geral, os olhos dos gatinhos são bem diferenciados. Uma curiosidade é que, em relação ao corpo, os olhos deles são os maiores entre todos os mamíferos. Caso eles tivessem o nosso tamanho, seus olhos teriam 20 centímetros de um lado ao outro!

Esse tamanho exagerado não é em vão, isso permite que o pequeno consiga detectar o mais leve movimento, e isso é um elemento chave para qualquer espécie que cace.

Existe ainda uma camada refletora atrás da retina em seus olhos chamada tapetum lucidum e existe com a funcionalidade de espelho, refletindo a luz que entra pela pupila para o maior nível possível de receptores de luz. É por isso que se você tirar a foto dos olhos de um gatinho com flash, parece mais que ele tem faróis de carro no lugar do olho.

Como saber a cor do olho de um gato desde o nascimento

Gatos que possuem manchas nas pontas do corpo tendem a ter olhos azuis, já os brancos ou que possuem muitas manchas dessa cor por todo o corpo tendem a ter olhos verdes, amarelos ou mesmo heterocromia.

Os pretos que têm olhos azuis são uma anomalia genética. Eles sempre têm olhos verdes ou cobre, sendo esses os únicos que a cor muda a depender do dia ou do humor do felino! Incrível, né?

Preste mais atenção nos olhos de seus pequenos felinos, eles têm muito a dizer por essa janelinha da alma!

Sejam azuis, verdes, cobreados ou qualquer outra cor, os olhos de nossos gatinhos sempre serão os mais lindos.

Facebook Comments