MPF promove ‘Café da Manhã com Parlamentares’ para tratar sobre situação do povo Cinta Larga

0
496
Reginaldo Trindade, do MPF

Parlamentares assinarão a Carta dos Parlamentares em Apoio à Luta do Povo Cinta Larga. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, no auditório do MPF, a partir de 7h30

Reginaldo Trindade reclama falta de apoio do governo federal
Reginaldo Trindade reclama falta de apoio do governo federal

Segunda-feira, dia 3 de agosto, a partir das 7h30, o Ministério Público Federal (MPF/RO) vai promover o evento ‘Café da Manhã com Parlamentares’ com o objetivo de buscar apoio à Luta do Povo Cinta Larga. O procurador da República Reginaldo Trindade, atuante na defesa do povo indígena Cinta Larga, é o idealizador do evento. Os presentes serão convidados a assinar a Carta dos Parlamentares do Brasil em Apoio à Luta do Povo Cinta Larga.

A falta de apoio do governo federal para projetos de sustentabilidade, pouco acesso à educação de níveis médio e superior e pouca assistência de saúde nas aldeias são reclamações constantes dos indígenas Cinta Larga. “A questão Cinta Larga tem um forte ingrediente político. Assim, a assinatura da carta será um primeiro e importante passo na grande luta que será travada pelo MPF para sensibilizar o Governo Federal a vir em socorro da comunidade tradicional”, disse Reginaldo Trindade.

O órgão convidou diversas autoridades de Rondônia para participar do café da manhã. O governador de Rondônia, Confúcio Moura, o vice-governador, Daniel Pereira, vários deputados federais, deputados estaduais, procuradores e subprocuradores da República estarão presentes ao evento.

Falante da língua Tupi Mondé, o povo Cinta Larga é composto por aproximadamente dois mil indígenas que habitam quatro terras indígenas vizinhas – Roosevelt, Serra Morena, Parque Aripuanã e Aripuanã. Essas terras indígenas estão localizadas no noroeste do estado de Mato Grosso e de Rondônia.

Serviço

Café da Manhã com Parlamentares

Segunda-feira, 3 de agosto, a partir de 7h30

Auditório do Ministério Público Federal

Rua José Camacho, 3307, bairro Embratel, Porto Velho

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)