A imagem pode conter: 1 pessoaPORTO VELHO- É com grande pesar que a comunidade acadêmica, desportista e amigos recebem a notícia da morte repentina do professor Francisco Marto, ocorrida em Recife (PE), quando visitava familiares.

Segundo informações da família, Marto estava em Pernambuco visitando seu filho, médico pediatra, quando começou a passar mal. Estavam sozinhos em casa. Seu filho ainda tentou reanima-lo, mas o infarto foi implacável. A família está realizando traslado do corpo, com previsão de chegada neste Sábado(27) para velório e sepultamento em Porto Velho.

Francisco Marto de Azevedo era professor de Educação Física, especialista em violência sexual, marcou-se pela trajetória na luta pelos direitos humanos e de crianças e adolescentes, tendo sido membro fundador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos, onde atuou como voluntário até seu falecimento. Foi candidato a vice-prefeito pelo PSOL em Porto Velho. Foi diretor executivo da escola do Servidor Público (FUNESCOLA) e era coordenador da Regional do Conselho de Educação Física.

A imagem pode conter: 6 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Professor Marto era militante do PSOL. Uma de suas últimas postagens foi uma crítica contra a decisão do presidente Michel Temer convocar o exército para conter as manifestações em Brasília: “DITADURA TEMER! Veja o decreto de Michel Temer que autorizou, há pouco, o uso das Forças Armadas em nome “da Lei e da Ordem” em Brasília. É assim que os golpistas lidam com o povo”. 

A imagem pode conter: 4 pessoas

Amigos postam homenagens nas redes sociais

“Neste momento, estou, por um lado, a pensar no quanto, em última análise, estamos a mercê da vida, tendo em vista que a qualquer momento podemos partir para a eternidade ou sermos surpreendidos com a informação de que uma amiga ou um amigo de.jornada tenha partido e, por outro, estou extremamente sentido, diria, enlutado, pois acabo de receber a informação de que um dos grandes companheiros, autêntico militante das causas educacionais de Porto Velho partiu para os braços da eternidade. Vá em paz, meu companheiro! Um dia nos reencontraremos, grande Educador Marto”, postou o amigo Alécio Valois Araújo.

“Francisco Marto De Azevedo Azevedo se encantou. Partiu. E o que sempre lembrarei dele, além da luta incessante no Cedecaro Maria Dos Anjos, é o abraço. O conheci menina e sempre que o via ele me dava um forte abraço.Cada vez mais forte abraço”, postou Luciana Oliveira, advogada, jornalista e ativista.

“Acabei de saber que Professor Marto não está mais nessa dimensão. Por um tempo caminhamos juntos , no PT e no Conselho Estadual de Saude, depois nos afastamos partidariamente. Fomos bons adversários, respeitosos, como devemos ser! Que a Luz lhe guie p sua nova morada!”, postou Míriam Saldana Peres.

“Luto na esquerda rondoniense. Grande amigo e defensor dos Direitos Humanos. Siga em paz, meu professor!”, postou João Paulo Viana.

“Imensamente triste pela partida do “Senhor Marto – Francisco Marto De Azevedo Azevedo” era como chamava,carinhosamente, por ter sido meu chefe. Tive a honra de aprender com esse homem sensível, justo, amável e amigo.
Comecei a vida profissional em grande estilo e no melhor lugar (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente). Seu Marto era militante pelos Direitos Humanos. Só tenho a agradecer pelos conselhos, instrução e carinho. Grande representante da esquerda. Rondônia perdeu um grande homem. Meus sentimentos à Dona Alice, Felipe e Lucas”, postou Inaê Level.

“Na política Deus me deu um amigo. O Prof Francisco Marto De Azevedo Azevedo.
Mas agora o tomou para si. A Ele a minha submissão, à família minha gratidão e a todos a minha manifestação de profunda tristeza, pois testemunhei um cara que sonhou na política fazer tudo de maneira decente. Foi meu candidato a vice-prefeito em 2010 e marcou minha vida com a organização, carinho e forma séria de viver e fazer o que precisava ser feito”, postou Aluizio Vidal, ex-companheiro de chapa a prefeito de Porto Velho.

“Grande Mestre Francisco Marto De Azevedo Azevedo, professor universitário e educador , pai, marido, amigo. Sempre presente na educação e na formação de seus filhos e de seus alunos, amado por todos seus amigos e familiares, um dos fundadores e partidário do PT e PSOL, foi candidato a vice prefeito, foi secretário adjunto de saúde do município era Mauro Nazif, sempre lutou pelas classes menos favorecidas… vai deixar saudades… vá com Deus meu amigo, seu nome já ficou na história de Rondônia. .. Que Deus conforte os corações dos amigos e seus familiares”, postou o amigo Domingos Tavares.

 

 

Facebook Comments