Moro expediu ordem de prisão contra Lula 19 minutos após ser notificado pelo TRF-4

0
1286
Brasília(DF), 24/04/2017 - Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Não foram necessários nem 20 minutos para que o juiz Sérgio Moro preparasse a decisão que determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso é o que mostra o sistema de acompanhamento processual do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, corte que julgou os primeiros recursos de Lula contra sua condenação.

De acordo com o andamento, o ofício do TRF-4 determinando que Moro desse início ao cumprimento de pena para Lula apareceu no processo às 17h31.

Documento mostra a hora que o ofício do TRF-4 foi anexado ao processo

Pouco depois, às 17h50, Moro já estava assinando sua decisão de 3 páginas determinando a prisão de Lula.

Hora que o juiz Sérgio Moro assinou sua decisão

Apesar de sucinta, a decisão de Moro vedou o uso de algemas durante os procedimentos de prisão e ainda considerou que, como Lula já ocupou a presidência da República, ele poderia se apresentar voluntariamente na Polícia Federal de Curitiba até às 17h desta sexta-feira.

RAPIDEZ

A rapidez da prisão surpreendeu integrantes do PT, que acreditavam na prisão do ex-presidente somente na semana que vem. Estavam, inclusive, planejando atos públicos com a presença de Lula para antes de sua detenção.

Parte da defesa de Lula também acreditava que o recolhimento só se daria na semana que vem, após ser encerrado para que os advogados fossem formalmente notificados da decisão do TRF-4 que negou os embargos declaratórios do ex-presidente.

Por Severino Motta, repórter do BuzzFeed News, em Brasília