Moradores do residencial Capelasso em Ji-Paraná receberão série de ações de educação ambiental e geração de renda

0
719
Governador Confúcio Moura lança Trabalho Social para 800 famílias do Residencial Capelasso, em Ji-Paraná

O Residencial Capelasso em Ji-Paraná possui uma infraestrutura diferenciada que inclui escola infantil, creche; praças; áreas verdes e academias ao ar livre e é direcionado a 800 famílias de baixa renda que passarão a contar com Trabalho Social lançado na quarta-feira (28) pelo governador Confúcio Moura e que inclui ações de educação ambiental, comunitária e de geração de renda.

‘‘Depois da entrega das casas, nós temos que nos preocupar com o futuro dos moradores e agora nós vamos ajudar as pessoas na geração de renda, convivência, preservação ambiental e até a organização de uma associação de moradores para compartilhar as boas práticas e essa cultura nova de convivência será extremamente importante’’, afirma o governador.

‘‘Vamos ouvir a população, saber quais as suas necessidades, orientar as famílias a como conviver neste novo ambiente, como cuidar do lixo, conviver bem com os vizinhos’’, disse a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Vilma Alves. O investimento é de R$ 720 mil e o Trabalho Social é realizado através de parceria com a Caixa Econômica Federal e o Sistema S.

Um das grandes ações do Trabalho Social são os cursos de capacitação. ‘‘Serão 12 cursos com duração de 12 meses. Entre eles de cabeleireira, informática e panificação. Uma iniciativa para facilita a esses moradores serem inseridos no mercado de trabalho’’, afirma Vilma. A previsão é que os cursos comecem até a segunda quinzena de abril.

Leidiane Neves destaca que cursos ajudarão moradores a preencherem vagas no mercado de trabalho

 Para a dona de casa Leidiane Neves de Oliveira, 22 anos, que mora no residencial com o marido e dois filhos essa é uma oportunidade muito esperada pelos moradores. ‘‘Antes eu morava de aluguel, realizei meu sonho de ter a casa própria e agora teremos a oportunidade de fazer cursos para nos profissionalizar e isso vai nos ajudar a conseguir emprego. O governo veio para nos ajudar porque são cursos caros e geralmente oferecidos em locais distante e aqui não, será no próprio residencial e de graça’’, afirma Leidiane.

O Residencial Capelasso foi entregue este ano às famílias. Ele faz parte dos investimentos do governo Federal através do programa Minha Casa, Minha Vida e tem contrapartida do governo de Rondônia. ‘‘O governador Confúcio Moura tem esse entendimento que essas famílias têm que ser recepcionadas com todo esse acervo de ação e qualificação para que possa morar cada vez melhor’’, avalia a adjunta da Seas.

Dar oportunidades para uma vida digna a população é um das principais preocupações da atual gestão. ‘‘Aqui em Ji-Paraná nós já zeramos o déficit habitacional, em Rolim o déficit é pequeno, em Cacoal diminuiu bastante. Vilhena foi bem atendida e em Porto Velho, o déficit já não é mais tão grande. Nosso interesse é resolver o déficit habitacional de Rondônia, trabalhei muito para isso porque é uma oportunidade muito importante para aqueles que moravam de aluguel, moravam de favor, moravam mal. Agora eles têm a dignidade de ter casa própria’’, considera o governador Confúcio Moura.

Leia mais.

 Ordem de serviço para atividades no Residencial Capelasso, em Ji-Paraná, é assinado na Seas

 Trabalho social no residencial Capelasso deve beneficiar mais de 800 famílias com lazer e cursos profissionalizantes em Ji-Paraná

 De casa nova e própria, contemplados no Residencial Capelasso, em Ji-Paraná, comemoram


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia