Moradores de rua tem atendimentos especiais de Natal na última ação do Projeto Acolher em 2015

0
617

Projeto-Acolher-atendimentos-de-saúde-tendas-570x380O pernambucano Leonardo Pereira, 37 anos, há 4 meses em Porto Velho, foi um dos mais de 30  moradores em situação de rua com dependência química em Porto Velho atendidos na madrugada desta quinta-feira (10) na última ação deste ano do Projeto Acolher.

Nesta ação de Natal, equipes multidisciplinares da Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sepoad) e voluntários com vivência na assistência a pessoas em situação de rua fizeram busca ativa em vários locais e abordagem social, com a finalidade de sensibilizar a população de rua a aderir a rede de serviços sócioassistenciais e de saúde.

Leonardo, que é usuário de álcool e drogas há 9 anos, desde então largou tudo para viver nas ruas de São Paulo, recebeu pela primeira vez atendimento do Acolher. Ele conta que tem 4 filhos ainda menores de idade e pais idosos em Pernambuco, e que os familiares desconhecem seu paradeiro. Segundo Leonardo, seu maior sonho é se livrar das drogas e voltar para casa.

Tendas de apoio foram montadas na praça Getúlio Vargas, no centro da capital, para oferta de serviços de necessidades básicas como alimentação, nesta ação foi servido além do cachorro quente, uma ceia, ao invés da tradicional sopa. Muitos deles tomaram banho e trocaram de roupas, cortaram cabelo, fizeram testes de saúde rápidos e avaliação das condições de saúde e orientações sobre os serviços disponibilizados para tratamento.

ACOLHIMENTO

Muitas pessoas tiveram o interesse de sair das ruas e solicitaram acolhimento, sendo recebidas voluntariamente, ainda na madrugada, na Associação Vivo Para Glória de Deus, localizada no bairro São João Bosco, parceira do Projeto Acolher.

O Acolher tem por objetivo identificar, cadastrar, promover a construção de vínculos e ofertar os serviços do Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad) e da rede de atenção.

Diante da demanda crescente de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas ruas, causados pelo consumo abusivo de álcool e outras drogas, o Projeto Acolher vai ser levado a outros municípios rondonienses no decorrer do próximo ano.

 


Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom – Governo de Rondônia