Modelo federativo do país precisa de ajustes, afirma Confúcio Moura

0
199
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou nesta sexta-feira (29), em Plenário, que, 130 anos após a proclamação da República, é preciso fazer algo para garantir aos brasileiros acesso a serviços e direitos essenciais, como educação, saúde, emprego e renda.

Segundo ele, passado aquele momento histórico, os brasileiros não viram vingar os princípios e vantagens do republicanismo. Ao contrário, acrescentou o senador, afirmando que o modelo federativo adotado no país não garantiu aos estados as condições para o atendimento à população.

O resultado é a situação financeira crítica de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, entes que, no passado, se destacaram por suas forças econômica e política, lamentou ele. Confúcio lembrou que, para contornar a situação e ganhar força para enfrentar as dificuldades, os governadores estão se unindo, por meio de consórcios de estados.

— Ou a gente arruma essa casa logo, equilibramos a Federação e colocamos a pesquisa científica, a inovação e a educação como a essência do republicanismo, da República verdadeira, como conceito de República, ou estamos brincando, fazendo discursos ocos, vazios, sem sentido — alertou.

Fonte: Agência Senado