O ministro do Transportes, Renan Filho, e a secretaria nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, apresentaram à bancada federal e ao do governo de Rondônia, nessa terça-feira (2), em Brasília, o projeto da concessão e adequação da BR-364 no trecho que compreende os municípios de Porto Velho a Vilhena.
De acordo com o ministro, a BR-364 terá trechos de duplicação de Jaru até Presidente Médici e mais de 200 quilômetros de terceiras faixas, onde ocorrerão melhorias das travessias urbanas ao longo da rodovia nos municípios de Ariquemes, Jaru, Ji-paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Médici e Ouro Preto, com investimentos estimados nos primeiros anos em mais de R$ 6,5 bilhões com a CapEx e depois com a manutenção, mais R$ 3,9 bilhões.
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Para o senador Confúcio Moura, a concessão está em adiantado estado de estudos. “Ela já passou para a parte técnica, já passou pela ANTT, já está no Tribunal de Contas para fazer as conferências, depois de aprovado pelo TCU ele pode abrir o edital e aí abrir aos interessados a participação do mercado.
Foi uma reunião muito esclarecedora, todos os parlamentares falaram e manifestaram opiniões e tiraram todas as dúvidas.
Segundo o senador, que é presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, é uma realidade a duplicação da BR-364 e a construção de terceiras faixas. “Sem essa duplicação o estado vai perder espaço de competitividade para outros estados, outras rotas.
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É fundamental que a gente melhore a rodovia 364 em Rondônia para continuar tendo cargas suficientes para abastecer a Hidrovia do Madeira e levar essas cargas para todas as partes do mundo”, explicou.
Investimentos
O ministro afirmou que os investimentos vão garantir 313 KM dos 700 aproximadamente de duplicação ou terceira faixa. “Isso vai agilizar a vida das pessoas, vai salvar a vida, vai garantir mais segurança, vai garantir outros serviços que não são prestados hoje na rodovia, como salvamento, como guincho. Como serviço de monitoramento da rodovia por câmeras, e isso leva à sociedade a uma outra dimensão, disse o ministro.
Renan Filho lembrou que este modelo de concessão é que o Brasil e o mundo utilizam. “A gente precisa expandir, porque um estado como Rondônia, que carrega boa parte do Mato Grosso, numa rodovia federal quase que única, sem ter as suas duplicações e terceiras faixas, você obriga o cidadão comum a estar num conflito diário com caminhões e carga pesada, o que traz muito risco à vida das pessoas.
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Detalhamento
A bancada federal tomou conhecimento do empreendimento que será feito ao longo da rodovia, como por exemplo acesso aos novos terminais portuários em Porto Velho, além de toda melhoria.
Apenas com o dinheiro do Tesouro Nacional, disse o ministro, que não há condições de manter a BR-364, a espinha dorsal do estado, dentro de um padrão que merece o crescimento do agronegócio, especialmente o noroeste de Mato Grosso e o sul de Rondônia.
Andamento do Projeto
O projeto já foi consolidado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e se encontra no Tribunal de Contas da União (TCU) para aprovação com algumas observações ou não no edital e do projeto básico.
Caso seja aprovado pelo TCU, provavelmente no mês de agosto próximo a concessão, até dezembro deverá acontecer o leilão na bolsa de valores, para que em 2025 a empresa vencedora possa assinar o contrato.
Principais Investimentos federais em Rondônia
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Renan Filho, destacou ainda os investimentos do governo federal nestes dois últimos anos nas rodovias federais de Rondônia. “O governo do presidente Lula, esse ano, vai investir R$ 600 milhões. É um investimento muito significativo. O governo passado, no último ano dele, em 2022, investiu apenas 137 milhões. Esse ano, nós vamos investir mais de quatro vezes mais do que foi investido em 2022”, comemorou.
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