Ministro da Integração antecipa vinda a Rondônia; ele chega neste sábado, 15

Ministro chega amanhã
Ministro chega amanhã
Diante do aumento substancial da vazão do rio Madeira e seus afluentes que agravou nas últimas horas, e após governador Confúcio Moura fazer uma apresentação da real situação atípica das chuvas concentradas basicamente na Bolívia e fronteira com Rondônia, e com a perspectiva de uma enchente muito grande, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, decidiu antecipar sua ida ao Estado de Rondônia para este sábado (15).

A decisão foi tomada há poucas horas em uma reunião de emergência no Ministério da Integração que contou com a presença do ministro, do governador Confúcio Moura, da deputada federal Marinha Raupp, técnicos do Ministério de Minas e Energia, do  Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

“Íamos na segunda, mas por conta da necessidade de esclarecer melhor à população a real situação em que se encontra o Estado de Rondônia principalmente a cidade de Porto Velho, chegaremos em Rondônia pela manhã”, disse Teixeira. Segundo ele, uma equipe com representantes não só do Ministério da Integração e da Defesa Civil, mas também dos Ministérios de Defesa, de Minas e Energia e também da Agência Nacional de Águas no sentido de ver de perto a situação.

Confúcio Moura enfatizou que a tomada de decisão dos governos  estadual e federal nesse momento é de extrema importância para atender e socorrer as pessoas que  já estão desabrigadas. “Temos que dar atenção aos pacientes, ao fornecimento de medicamentos e combustíveis onde precisa. Então é esse o nosso objetivo, viemos ao ministro para que ele antecipasse a visita e para que as ações não demorassem muito”, disse

O governador afirmou que neste sábado pela manhã estará sobrevoando a região, analisando a situação de gravidade, verificando os impactos das águas represadas e emitindo uma  opinião para a população rondoniense, particularmente Porto Velho.

A deputada Marinha Raupp ressaltou que a ida do ministro junto aos representantes da Agência Nacional de Águas, Agência Nacional de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia e Defesa Civil Nacional vai dar o apoio que toda a população de Rondônia espera. “As autoridades já estão trabalhando, a Defesa civil do Estado de Rondônia, a Polícia Rodoviária Federal, desta forma achei muito importante o governador Confúcio Moura solicitar que o ministro antecipe sua ida a Rondônia”, concluiu.

Texto: Zózimo Macêdo
Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília – Sibra

Facebook Comments