Ministério da Saúde confirma 1º caso de coronavírus em RO; Sobe para 114 os casos suspeitos

0
163

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira (20) o primeiro caso positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O paciente é morador de São Paulo, de 29 anos, e esteve em viagem a trabalho em Ji-Paraná (RO), interior do estado. Após sentir os sintomas, o infectado contratou uma equipe médica particular, que fez o exame.

O número de casos suspeitos de pessoas com coronavírus em Rondônia subiu para 114, de acordo com boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na na tarde desta sexta-feira (20). Pela manhã, o número é de 92.

São: 63 em Porto Velho, 11 em Ariquemes, 09 em Ji-Paraná, 08 em Cacoal, 07 em Vilhena, 04 em Pimenta Bueno, 03 em Ouro Preto do Oeste, 02 em Rio Crespo, 02 em Rolim de Moura, 01 Alta Floresta do Oeste, 01 em Espigão do Oeste, 01 em Jaru, 01 em Nova Brasilândia do Oeste, 01 em Santa Luzia do Oeste. Total de casos suspeitos: 114 casos. Confirmados: 01 caso em Ji-Paraná. Descartados: 09 casos

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) aguarda o resultado do exame de laboratório designado pelo Ministério da Saúde (MS), como referência para diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sobre o caso divulgado como positivo, em Ji-Paraná, interior de Rondônia.

A Agevisa ressalta ainda que os dados não são lidos e atualizados imediatamente pelo Ministério da Saúde, por isso há atraso (delay) no registro de casos que estão sendo acompanhados diariamente por equipes de saúde nos municípios.

Todos os casos notificados, até mesmo os descartados são acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde de Rondônia (Cievs).

O Governo de Rondônia realiza a divulgação diária contendo informações atualizadas sobre as notificações e casos em análise no Estado.

Fonte: Mais RO