Ministério da Educação decide adiar mudanças no Enem previstas para 2024

0
758

Ministério da Educação vai suspender as alterações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para 2024. Isso porque a pasta ainda não havia definido nos anos passados quais mudanças aplicaria para adequar a prova à realidade do novo currículo escolar, advindo da reforma do ensino médio. O MEC não havia definido, por exemplo, se alteraria o tamanho da prova ou se aumentaria a quantidade de questões discursivas.

As mudanças no Enem, que é utilizado como vestibular da maioria das universidades públicas do Brasil, seriam definidas ainda em 2023, inicialmente. A decisão de manter a prova no modelo atual, por hora, foi tomada após uma iniciativa, de suspender a portaria que dava prazos para alterar o ensino médio no país.

Apesar da suspensão da portaria, a implementação do novo currículo, iniciado em 2022, não deve ser afetada pela decisão do governo. Isso porque o Novo Ensino Médio foi instituído por lei e, para ser revogado, precisa passar pelo Congresso Nacional. Assim, as escolas devem continuar oferecendo currículo flexível, que é um dos principais pontos da reforma do ensino médio, com os chamados itinerários formativos, o percurso de estudo escolhido pelos estudantes.

Fonte: Jovem Pan