O chefe da diplomacia dos Estados Unidos passará também pela Guiana, Suriname e Colômbia a partir desta quinta-feira (17) em visita do governo norte-americano.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, visitará o estado de Roraima ainda nesta semana durante uma viagem oficial do governo norte-americano pela região amazônica, informou na terça-feira (15) um porta-voz da diplomacia americana.

A comitiva dos EUA desembarca na América do Sul na próxima quinta-feira (17) e passará também pelo Suriname, Guiana e Colômbia. No Brasil, Pompeo se encontrará com imigrantes venezuelanos refugiados no país. O encontro deve acontecer na capital Boa Vista.

Morgan Ortagus, porta-voz do Departamento de Estado, disse em nota que a visita vai destacar “a importância do apoio dos EUA e do Brasil ao povo venezuelano” que, segundo ele, “foge do desastre causado” pelo governo de Nicolás Maduro.

primeira parada de Pompeo será em Paramaribo, capital do Suriname, em uma visita ao presidente recém-empossado do país, Chan Santokhi. Em seguida, sua comitiva vai para Georgetown, na Guiana, e somente depois é que desembarca no Brasil.

Após a passagem por Boa Vista, o secretário de Estado segue para Bogotá onde vai se reunir com o presidente colombiano Iván Duque. Eles tratarão de temas como a Covid-19, o enfrentamento ao narcotráfico e a relação contra o que Ortagus classificou como “regime ilegítimo de Maduro”.

Fonte: G1

Facebook Comments